-
1431
-
509
-
507
-
497
-
438
-
410
-
398
-
397
-
396
-
385
-
360
-
355
-
353
-
303
-
250
-
246
-
246
-
245
-
232
-
226
v. 8 (2022): Fluxo Contínuo
Expediente
Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM
-
ASPECTOS DA NARRATIVA HISTÓRICA DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBROSIO: intertextualidade, retórica e ficção
Visualizações do artigo: 416 PDF downloads: 201 -
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
Visualizações do artigo: 1380 PDF downloads: 715 -
POR OUTRAS REVOLTAS DOS QUEBRA-QUILOS: história da educação matemática em interpelações decoloniais
Visualizações do artigo: 354 PDF downloads: 224 -
CENTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CIENTÍFICA E AMBIENTAL (CECEMCA/ UNESP – RIO CLARO): aspectos sobre a produção de materiais e ações no início dos anos 2000
Visualizações do artigo: 404 PDF downloads: 4006 -
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937)
Visualizações do artigo: 333 PDF downloads: 181
Dossiê - A Mat. do Ensino e da Formação Primária em Tempos da Pedagogia Intuitiv
-
GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
Visualizações do artigo: 314 PDF downloads: 171 -
NO INSTITUTO PESTALOZZI E NA ESCOLA PAULISTA: uma álgebra intuitiva para o ensino primário? (1800-1920)
Visualizações do artigo: 443 PDF downloads: 238 -
UMA CARACTERIZAÇÃO DO DESENHO NA ESCOLA PRIMÁRIA INTUITIVA A PARTIR DOS PROGRAMAS DE ENSINO (SÃO PAULO, 1894-1921)
Visualizações do artigo: 357 PDF downloads: 169 -
NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO DOS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO: uma aritmética e uma geometria intuitivas
Visualizações do artigo: 277 PDF downloads: 133
DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
-
UM BREVE CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL NO SÉCULO XVIII
Visualizações do artigo: 3324 PDF downloads: 893 -
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920)
Visualizações do artigo: 272 PDF downloads: 228 -
O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
Visualizações do artigo: 340 PDF downloads: 195 -
ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
Visualizações do artigo: 648 PDF downloads: 383 -
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
Visualizações do artigo: 696 PDF downloads: 509 -
BRASIL X PORTUGAL: pesquisas desenvolvidas no âmbito do ensino da história da matemática sobre sequências numéricas recorrentes
Visualizações do artigo: 444 PDF downloads: 260 -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta à luz da História da Matemática
Visualizações do artigo: 1429 PDF downloads: 655 -
O INSTRUMENTO MATEMÁTICO BÁCULO DE PETRUS RAMUS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS DOS SÉCULOS XVI E XVII
Visualizações do artigo: 1032 PDF downloads: 229 -
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática
Visualizações do artigo: 328 PDF downloads: 219 -
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória
Visualizações do artigo: 301 PDF downloads: 182
Artigos
-
A ADAPTAÇÃO DOS CADERNOS DE ARITMÉTICA RUBIO À LEI GERAL DA EDUCAÇÃO ESPANHOLA (1970)
Visualizações do artigo: 398 PDF downloads: 229 -
HISTORIA DE LA MATEMÁTICA PARA EL DISEÑO DE TAREAS: caracterización de conexiones intramatemáticas asociadas a la clasificación de los grupos de orden cuatro
Visualizações do artigo: 367 PDF downloads: 230 -
O QUADRO NEGRO: a história e usos de um instrumento didático na educação brasileira
Visualizações do artigo: 1795 PDF downloads: 5657 -
LA FORMACIÓN DEL PROFESOR DE MATEMÁTICA EN EL SALVADOR: El caso de la Escuela Normal Superior
Visualizações do artigo: 337 PDF downloads: 201 -
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Complementaridade entre Didática da Matemática e Didática Profissional
Visualizações do artigo: 681 PDF downloads: 367 -
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino
Visualizações do artigo: 196 PDF downloads: 151 -
A MATEMÁTICA DO ENSINO MODERNA NA NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS: o caso do IMEP (décadas de 1960 - 1970)
Visualizações do artigo: 239 PDF downloads: 127 -
LOS CORTES DEL CONO EN LA GEOMETRÍA GRIEGA: una caracterización de usos y significados más allá de la anécdota
Visualizações do artigo: 539 PDF downloads: 301 -
SOBRE LOS PROCESOS DE DEMOSTRACIÓN Y EL CONTEXTO DE PRODUCCIÓN DE LA MEMORIA SUR LES INTÉGRALES DÉFINIES DE AUGUSTÍN-LOUIS CAUCHY
Visualizações do artigo: 472 PDF downloads: 241 -
ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
Visualizações do artigo: 378 PDF downloads: 207 -
A FEIRA LIVRE COMO LUGAR DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO SOCIOCULTURAL: Um estudo de caso sobre a Feira Livre de São José de Piranhas - PB
Visualizações do artigo: 490 PDF downloads: 368 -
PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO “ENSINO MÉDIO” EM TEMPO INTEGRAL NO RN (1978-2019): permanências e alterações
Visualizações do artigo: 343 PDF downloads: 158