-
1310
-
468
-
432
-
432
-
402
-
400
-
377
-
345
-
339
-
339
-
316
-
316
-
290
-
275
-
244
-
241
-
230
-
221
-
217
-
215
v. 8 (2022): Fluxo Contínuo
Expediente
Dossiê - História da Educação Matemática: diálogos a partir do VIII SIPEM
-
ASPECTOS DA NARRATIVA HISTÓRICA DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBROSIO: intertextualidade, retórica e ficção
Visualizações do artigo: 347 PDF downloads: 185 -
UM BREVE PANORAMA SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO BRASIL
Visualizações do artigo: 1201 PDF downloads: 614 -
POR OUTRAS REVOLTAS DOS QUEBRA-QUILOS: história da educação matemática em interpelações decoloniais
Visualizações do artigo: 300 PDF downloads: 198 -
CENTRO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CIENTÍFICA E AMBIENTAL (CECEMCA/ UNESP – RIO CLARO): aspectos sobre a produção de materiais e ações no início dos anos 2000
Visualizações do artigo: 376 PDF downloads: 3997 -
O ENSINO DE DESENHO NA ESCOLA DE APRENDIZES ARTÍFICES DO RIO GRANDE DO NORTE (1909 – 1937)
Visualizações do artigo: 302 PDF downloads: 170
Dossiê - A Mat. do Ensino e da Formação Primária em Tempos da Pedagogia Intuitiv
-
GEOMETRIA PARA ENSINAR NA PEDAGOGIA INTUITIVA: reflexões teórico-metodológicas
Visualizações do artigo: 278 PDF downloads: 160 -
NO INSTITUTO PESTALOZZI E NA ESCOLA PAULISTA: uma álgebra intuitiva para o ensino primário? (1800-1920)
Visualizações do artigo: 399 PDF downloads: 222 -
UMA CARACTERIZAÇÃO DO DESENHO NA ESCOLA PRIMÁRIA INTUITIVA A PARTIR DOS PROGRAMAS DE ENSINO (SÃO PAULO, 1894-1921)
Visualizações do artigo: 331 PDF downloads: 158 -
NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO DOS SABERES MATEMÁTICOS NA FORMAÇÃO: uma aritmética e uma geometria intuitivas
Visualizações do artigo: 205 PDF downloads: 124
DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
-
UM BREVE CONTEXTO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO BRASIL NO SÉCULO XVIII
Visualizações do artigo: 2812 PDF downloads: 791 -
OS PROBLEMAS DE ARITMÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS: finalidades de uso (1890-1920)
Visualizações do artigo: 257 PDF downloads: 214 -
O ESTUDO: preceitos do movimento escolanovista presente na formação de professores na década de 1920
Visualizações do artigo: 321 PDF downloads: 184 -
ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais
Visualizações do artigo: 626 PDF downloads: 368 -
HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Um mapeamento em cursos ofertados por Universidades Federais brasileiras
Visualizações do artigo: 668 PDF downloads: 489 -
BRASIL X PORTUGAL: pesquisas desenvolvidas no âmbito do ensino da história da matemática sobre sequências numéricas recorrentes
Visualizações do artigo: 413 PDF downloads: 237 -
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta à luz da História da Matemática
Visualizações do artigo: 1266 PDF downloads: 608 -
O INSTRUMENTO MATEMÁTICO BÁCULO DE PETRUS RAMUS EM SITUAÇÕES COTIDIANAS DOS SÉCULOS XVI E XVII
Visualizações do artigo: 947 PDF downloads: 206 -
OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA DOCÊNCIA NO MEIO RURAL: um estudo em história oral e educação matemática
Visualizações do artigo: 305 PDF downloads: 203 -
AS FACULDADES DE TECNOLOGIA DO ESTADO DE SÃO PAULO E A FATEC OURINHOS: dias de lutas e de glória
Visualizações do artigo: 293 PDF downloads: 168
Artigos
-
A ADAPTAÇÃO DOS CADERNOS DE ARITMÉTICA RUBIO À LEI GERAL DA EDUCAÇÃO ESPANHOLA (1970)
Visualizações do artigo: 380 PDF downloads: 219 -
HISTORIA DE LA MATEMÁTICA PARA EL DISEÑO DE TAREAS: caracterización de conexiones intramatemáticas asociadas a la clasificación de los grupos de orden cuatro
Visualizações do artigo: 356 PDF downloads: 218 -
O QUADRO NEGRO: a história e usos de um instrumento didático na educação brasileira
Visualizações do artigo: 1562 PDF downloads: 5595 -
LA FORMACIÓN DEL PROFESOR DE MATEMÁTICA EN EL SALVADOR: El caso de la Escuela Normal Superior
Visualizações do artigo: 325 PDF downloads: 187 -
O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA: Complementaridade entre Didática da Matemática e Didática Profissional
Visualizações do artigo: 650 PDF downloads: 350 -
A INTUIÇÃO E O SABER GEOMÉTRICO: contribuições das pesquisas historiográficas para produção de uma epistemologia do ensino
Visualizações do artigo: 174 PDF downloads: 135 -
A MATEMÁTICA DO ENSINO MODERNA NA NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR PARA A ESCOLA INTEGRADA DE OITO ANOS: o caso do IMEP (décadas de 1960 - 1970)
Visualizações do artigo: 229 PDF downloads: 117 -
LOS CORTES DEL CONO EN LA GEOMETRÍA GRIEGA: una caracterización de usos y significados más allá de la anécdota
Visualizações do artigo: 507 PDF downloads: 283 -
SOBRE LOS PROCESOS DE DEMOSTRACIÓN Y EL CONTEXTO DE PRODUCCIÓN DE LA MEMORIA SUR LES INTÉGRALES DÉFINIES DE AUGUSTÍN-LOUIS CAUCHY
Visualizações do artigo: 456 PDF downloads: 233 -
ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS PRIMEIROS ANOS: um olhar para os pedagogos
Visualizações do artigo: 365 PDF downloads: 193 -
A FEIRA LIVRE COMO LUGAR DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO SOCIOCULTURAL: Um estudo de caso sobre a Feira Livre de São José de Piranhas - PB
Visualizações do artigo: 456 PDF downloads: 320 -
PRÁTICAS MATEMÁTICAS NO “ENSINO MÉDIO” EM TEMPO INTEGRAL NO RN (1978-2019): permanências e alterações
Visualizações do artigo: 309 PDF downloads: 152