ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais

Autores

Palavras-chave:

História Digital, Repositório Institucional, Arquivo Digital, Historiografia

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões do uso de documentos arquivísticos digitais, recorrendo-se a instrumentos provindos da Arquivologia no campo da História da educação matemática (Hem). O questionamento que orientou a presente escrita foi: Quais são as características dos documentos arquivísticos digitais na pesquisa em História da educação matemática? O referencial teórico metodológico utiliza-se de conceitos provindos da Arquivologia e da História da Educação Matemática. Em linhas de síntese, pode-se inferir que a utilização dos documentos arquivísticos digitais nas pesquisas de cunho histórico, especificamente aqueles do ramo da educação matemática, a partir da utilização de instrumentos provindos da História Digital, auxiliam na gestão de documentos armazenados no Repositório Institucional. Todavia, surgem preocupações em relação à autenticidade desses materiais na realização de pesquisas acadêmicas.

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Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). 

Diogo Domingues, Eleva de Ensino

Graduado em Arquivologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

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Publicado

2022-06-23

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Como Citar

Domingues, J. M., & Domingues, D. (2022). ARQUIVOLOGIA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: reflexões sobre a utilização de arquivos digitais. Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–17. Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/482

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA