EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta à luz da História da Matemática

Autores

Palavras-chave:

Educação Matemática Financeira, História da Matemática, Educação Básica, Pandemia do COVID-19

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado da autora¹, tendo como campo investigativo uma escola pública da cidade de Uberlândia/MG. Tem como objetivo apresentar algumas possibilidades metodológicas para uma proposta de educação matemática financeira na educação básica, tendo como ferramenta de estudo os conhecimentos e práticas da história da matemática no ensino de matemática. De natureza qualitativa, a investigação foi realizada em um contexto atípico de ensino considerando mudanças em função da pandemia do COVID-19, trazendo novos desafios na constituição de uma proposta didática como produto educacional do mestrado da primeira autora. A proposta didática foi desenvolvida com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola estadual de Uberlândia-MG no segundo semestre de 2021. Os resultados parciais da pesquisa, apontaram para a importância de os alunos adquirirem conhecimentos em educação matemática financeira para a vida em sociedade e a necessidade da inclusão das tecnologias digitais no ensino. Considerou-se que a história da matemática, utilizada como base e guia para desenvolvimento de conteúdos e habilidades da educação financeira, pode auxiliar e ressignificar a matemática, inserir e repensar o papel da escola na formação dos estudantes e criar um vínculo maior entre a instituição escolar e o conhecimento cotidiano.

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Biografia do Autor

Gabriela Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciada em Matemática (UFU). Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UFU), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Cristiane Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação (USP). Professora Associada do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2022-06-27

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Como Citar

Ferreira, G., & Oliveira, C. (2022). EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA: uma proposta à luz da História da Matemática . Revista De História Da Educação Matemática, 8, 1–18. Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/508

Edição

Seção

DOSSIÊ - HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA