HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.613

Palavras-chave:

História da educação matemática, Licenciatura em Matemática, Currículo Prescrito

Resumo

Objetiva-se mapear e discutir a presença de temáticas relativas à História da educação matemática (Hem) em disciplinas dos cursos de Licenciatura em Matemática oferecidos em treze campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Desenvolveu-se um estudo na abordagem qualitativa, do tipo documental, no qual optou-se por analisar os Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos respectivos cursos de Licenciatura em Matemática. Observou-se que temáticas relativas à Hem estão presentes em disciplinas de sete cursos (54% do total de cursos da respectiva área ofertados pela instituição). Como resultado, foi possível evidenciar que os PPC dos cursos da Instituição pesquisada tratam de forma incipiente a Hem nas estruturas curriculares. Os cursos que fazem referência à temática alinham-se aos pressupostos do campo de investigação Hem. Além disso, salienta-se que, embora haja uma evolução expressiva do campo de investigação da Hem nos últimos vinte anos, no currículo prescrito desses cursos de Licenciatura em Matemática, não se observa sua institucionalização na qualidade de “campo disciplinar”.

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Biografia do Autor

Reginaldo Guilhermino Cabral Libório, Universidade Federal do ABC

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo IFSP. Doutorando do Programa de pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Virgínia Cardia Cardoso, Universidade Federal do ABC

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Federal do ABC (UFABC).

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Publicado

2024-04-13

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Como Citar

Cabral Libório, R. G., & Cardia Cardoso, V. (2024). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista. Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–17. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.613

Edição

Seção

Artigos