-
1431
-
509
-
507
-
497
-
438
-
410
-
398
-
397
-
396
-
385
-
360
-
355
-
353
-
303
-
250
-
246
-
246
-
245
-
232
-
226
v. 10 (2024): Fluxo Contínuo

Editor-chefe - Prof. Dr. Wagner Rodrigues Valente, UNIFESP, Brasil
Dossiê "A Formação de Professores que Ensinam Matemática: história e perspectivas atuais"
Editores Convidados - Prof. Dr. Bruno Alves Dassie (UFF) & Profa. Dra. Carmen Lúcia B. Passos (UFSCar)
Publicado:
2024-12-30
DOSSIÊ - A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: HISTÓRIA E PERSPECTIVAS ATUAIS
-
Atravessamentos dos sentidos de currículos nos percursos de formação de docentes que ensinam matemática na EJA de Sobral - Ceará
Visualizações do artigo: 171 PDF downloads: 57 -
A formação de professores na Licenciatura em Matemática: um olhar para os fóruns da Sbem
Visualizações do artigo: 438 PDF downloads: 139 -
Formação docente como prática da liberdade: contribuições do pensamento freireano na atualidade
Visualizações do artigo: 376 PDF downloads: 155 -
Percepções de Licenciandos em Início de Formação sobre a História da Matemática
Visualizações do artigo: 269 PDF downloads: 83 -
Criação e Desenvolvimento de um Curso de Licenciatura no Paraná: uma narrativa histórica sobre a formação de professores de Matemática
Visualizações do artigo: 174 PDF downloads: 69 -
Formação de Professores de Matemática na UFAC: reflexões e articulação de saberes na disciplina de História e Filosofia da Matemática
Visualizações do artigo: 375 PDF downloads: 100 -
Trajetória de docentes do Sul Global do Departamento de Matemática da IES: vozes latinoamericanas
Visualizações do artigo: 155 PDF downloads: 77 -
Os Professores Memoráveis que me Ensinaram Matemática
Visualizações do artigo: 152 PDF downloads: 71 -
Metodologias na Educação Matemática: um estudo com pedagogos
Visualizações do artigo: 643 PDF downloads: 97 -
Cenários da Educação Matemática no Rio de Janeiro: uma discussão sobre as principais características da área no estado
Visualizações do artigo: 158 PDF downloads: 70 -
Uma perspectiva histórica do Ensino do Cálculo Diferencial e Integral nas licenciaturas
Visualizações do artigo: 353 PDF downloads: 162 -
Formação de Professores na Amazônia: uma perspectiva decolonial
Visualizações do artigo: 355 PDF downloads: 142 -
Comunidades de compartilhamento na Formação Continuada de Professores/as que Ensinam Matemática na EJA
Visualizações do artigo: 271 PDF downloads: 105 -
Memórias de um Dinossauro da Educação Matemática: A Voz de Carlos Vianna e sua Atuação no Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa
Visualizações do artigo: 198 PDF downloads: 143 -
ESTÁGIO INTERDISCIPLINAR DE VIVÊNCIA MULTICULTURAL NA ESCOLA INDÍGENA TAMÃKÃYÃ, DO POVO NOKE KOĨ, ACRE
Visualizações do artigo: 192 PDF downloads: 89 -
Plataformas Educacionais para o Ensino de Matemática no Paraná: Matific e Khan Academy
Visualizações do artigo: 374 PDF downloads: 166
Artigos
-
A Metodologia História da Matemática na Formação de Professores
Visualizações do artigo: 283 PDF downloads: 398 -
Educadores Matemáticos e a Produção Curricular: uma análise dos pareceres dados aos PCN
Visualizações do artigo: 135 PDF downloads: 66 -
TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS E MATEMÁTICA MODERNA: o que dizem as normativas curriculares no período de 1950 a 1970?
Visualizações do artigo: 354 PDF downloads: 140 PDF (ENGLISH) downloads: 110 -
O ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO DE LICENCIATURA CURTA EM CIÊNCIAS DE JEQUIÉ (1977-1988)
Visualizações do artigo: 229 PDF downloads: 81 -
Diálogo entre um Problema Grego Clássico e os Números Transcendentes: o caso da quadratura do círculo
Visualizações do artigo: 132 PDF downloads: 132 -
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS: um olhar a partir da análise da Geometria
Visualizações do artigo: 611 PDF downloads: 185 -
A Matemática do Ensino de Frações Equivalentes no Projeto HAPRONT (1976)
Visualizações do artigo: 210 PDF downloads: 86 -
Biblioteca do Laboratório de Matemática do Instituto de Educação General Flores da Cunha: estudo dos livros publicados em francês
Visualizações do artigo: 202 PDF downloads: 86 -
UM CENÁRIO CIENTÍFICO ACERCA DA UBP COMO PROPOSTA DIDÁTICA NA INSERÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO
Visualizações do artigo: 311 PDF downloads: 137 -
História da Matemática para o ensino: um estudo acerca de mobilizações de Conhecimentos Matemáticos para o Ensino na formação de professores
Visualizações do artigo: 686 PDF downloads: 147 -
O EXPOENTE ZERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
Visualizações do artigo: 599 PDF downloads: 299 -
A PRESENÇA DOS SABERES PROFISSIONAIS NOS CADERNOS DE FORMAÇÃO DO PNAIC
Visualizações do artigo: 192 PDF downloads: 83 -
ASPECTOS HISTÓRICOS DO DESENVOLVIMENTO DA IDEIA E REPRESENTAÇÃO DE POTENCIAÇÃO
Visualizações do artigo: 2159 PDF downloads: 550 -
UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS NO ACRE E AS PERSPECTIVAS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA (1983-2014)
Visualizações do artigo: 318 PDF downloads: 116 -
CÁLCULO MENTAL NO ENSINO DE NÚMEROS RACIONAIS: sistematizações de uma expert que mobiliza perspectivas de Guy Brousseau e Gérard Vergnaud
Visualizações do artigo: 252 PDF downloads: 126 -
EUNICE GUIMARÃES: professora negra no curso de Matemática da Universidade Federal da Bahia (1950-1968)
Visualizações do artigo: 508 PDF downloads: 136 -
O Fascículo de Limites e Derivadas produzido a partir do ENCONAM (1991): Um olhar a partir dos três mundos da Matemática.
Visualizações do artigo: 252 PDF downloads: 124 -
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: um mapeamento das licenciaturas em matemática de uma instituição pública federal paulista
Visualizações do artigo: 748 PDF downloads: 272 -
ESTRATÉGIAS MATEMÁTICAS NA PRÁTICA DO PESCADOR: entrelaçando saberes
Visualizações do artigo: 331 PDF downloads: 153