O EXPOENTE ZERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.569

Palavras-chave:

Potenciação, Escola Nova, Matemática Moderna, BNCC

Resumo

O ensino de Matemática é sempre permeado por algumas inseguranças dos professores e por algumas dificuldades dos alunos. No ensino de potenciação, uma das dificuldades surge quando o zero está envolvido. Neste artigo trataremos de como o conteúdo “potência de expoente zero” foi desenvolvido em quatro livros didáticos utilizados no Brasil. Os livros analisados foram escolhidos de forma a representarem quatro períodos que julgamos importantes na educação brasileira: Escola Nova, Movimento Matemática Moderna, publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e publicação da Base Nacional Comum Curricular. Apresentamos primeiramente a história do número zero, que nos motivou a selecionar este conteúdo específico, pois a utilização do número zero sempre envolveu exceções. Posteriormente, apresentamos um resumo de características dos períodos a que os livros pertencem, para então apresentarmos as análises dos livros de acordo com as características dos períodos em que foram escritos. Concluímos que a diferença na abordagem do expoente zero nas obras analisadas consiste na apresentação justificada pelas propriedades nas obras mais antigas, enquanto é trazida como uma definição pelas obras mais recentes.

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Biografia do Autor

Fernanda Tomazi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Licenciada em Matemática (UNIOESTE). Docente da Educação Básica, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Quedas do Iguaçu, Paraná, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Magnólia, 331, Luzitani, Quedas do Iguaçu, Paraná, Brasil, CEP: 85460-000. E-mail: fernandatomazi06@gmail.com

Cátia Piano, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Matemática (UTFPR-PB). Docente da Educação Básica, Técnica e Tecnológica (IFPR), Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Dulcyene Maria Ribeiro , Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorado em Educação (USP). Docente (UNIOESTE), Cascavel, Paraná, Brasil.

Referências

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Publicado

2024-04-13

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Como Citar

Tomazi, F., Piano, C., & Ribeiro , D. M. (2024). O EXPOENTE ZERO EM LIVROS DIDÁTICOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA . Revista De História Da Educação Matemática, 10, 1–24. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2024.10.569

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Artigos