O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO CEARÁ (1833-1849)

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Aritmética, Ensino Primário no Ceará, Legislação Educacional

Resumo

Este trabalho tem como propósito analisar como foi sendo constituído o ensino das quatro operações fundamentais da aritmética nas primeiras escolas de ensino primário do Ceará, por meio de uma análise das leis e regulamentos que incidiram em objetivos educacionais e pressupostos pedagógicos para esse ensino no período de 1833 a 1849 – ano da primeira lei provincial e ano da lei que a província adquiriu autonomia para organização de seu sistema de ensino. Como questão norteadora tem-se: como ocorreu a organização do ensino das quatro operações fundamentais da aritmética nas primeiras escolas primárias do Ceará? Esta pesquisa fundamenta-se na história cultural na perspectiva de Chartier, tendo a legislação educacional como fonte principal, estabelecendo ligações nos caminhos traçados entre suas apropriações, práticas e representações no ensino do contar. O ensino das quatro operações foi se constituindo nos moldes dos métodos do ensino mútuo/Lancaster e do simultâneo, presente em todo o período, alcançando meninos e meninas.

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Biografia do Autor

Maria da Luz da Silva Nogueira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Fortaleza, Ceará, Brasil. Endereço para correspondência: Av. Mister Hull, 2992, Bloco 6 apto. 401, Bairro Presidente Kennedy, Fortaleza, Ceará, Brasil, CEP: 60355-901. E-mail: maluznogueira@yahoo.com.br.

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) /Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Jequié, Bahia, Brasil.

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Publicado

2023-10-02

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Como Citar

Nogueira, M. da L. da S., & Lando, J. C. (2023). O ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA ARITMÉTICA NAS ESCOLAS PRIMÁRIAS DO CEARÁ (1833-1849). Revista De História Da Educação Matemática, 9, 1–16. Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/585

Edição

Seção

Artigos