UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores de Matemática, História Oral, História da Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem foco em memórias de aulas de Matemática no curso de licenciatura estabelecido em 1968 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) da cidade de Montes Claros (MG) produzidas em entrevistas com a metodologia da História Oral. Como a cidade não tinha profissionais aptos a lecionar as disciplinas matemáticas requeridas pelo Conselho Federal de Educação, contratou-se um professor, Francisco Bastos Gil, na capital do estado, Belo Horizonte, que realizou a tarefa durante os primeiros anos do curso. A base do artigo é constituída por narrativas de antigos professores e alunos do curso acerca do professor Gil, especialmente admitido pela instituição para lecionar as disciplinas matemáticas da licenciatura. O artigo se concentra no papel desempenhado por esse professor, conforme a visão dele próprio e dos alunos da primeira turma do curso mais de 40 anos depois. O trabalho de Gil foi desenvolvido na perspectiva conteudista dominante na formação de professores daquela época e foi caracterizado como difícil e desafiador para ele e para os alunos. Sua presença no curso marca a dinâmica da relação entre centros e periferias na formação de professores de Matemática no Brasil, porque Montes Claros, antes periférica pela distância enorme dos centros formadores, converteu-se, depois, num desses centros para a região do norte de Minas. Os testemunhos, além de contribuírem para o conhecimento da trajetória do curso, constituem o registro de uma identidade comum ao grupo de pioneiros na formação institucional de professores de Matemática no norte de Minas Gerais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Patrícia Nogueira de Castro Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE e do Departamento de Métodos e Técnicas Educacionais do Centro de Ciências Humanas/Unimontes Área: Educação Matemática e Formação de Professores UNIMONTES

Maria Laura Magalhães Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Educação (Unicamp). Professora do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação da UFMG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Referências

Almeida, D. B. (2009). As memórias e a história da educação: aproximações teórico-metodológicas. História da Educação. 13(27), 211-243. Disponível em https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/29033. Acesso em 3 set. 2021.

Almeida, S. P. N. de C. & Gomes, M. L. M. (2017). O processo de formação de professores no curso de Matemática da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Montes Claros -MG (1968-1978). História da Educação [online]. 21 (53), 284-306. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/2236-3459/65905>. ISSN 2236-3459. https://doi.org/10.1590/2236-3459/65905. Acesso em 16 set. 2021.

Amado, J., & Ferreira, M. de M. (2006). Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV.

Bourdieu, P. (2007). A distinção: crítica social do julgamento. Porto Alegre: Zouk.

Candau, J. (2014). Memória e identidade. São Paulo: Contexto.

Castro e Almeida, S. P. N. de. (2015) Um lugar, muitas histórias: o processo de formação de professores de Matemática na primeira instituição de ensino superior da região de Montes Claros/norte de Minas Gerais (1960-1990). (Tese em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. Minas Gerais. Recuperado de http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A7HK59.

Cury, H. N. (1994). As concepções de Matemática dos professores e suas formas de considerar erros dos alunos. (Tese em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Constituição do Estado de Minas Gerais de 1989. (1989). Minas Gerais. Recuperado de https://www.almg.gov.br/export/sites/default/consulte/legislacao/Downloads/pdfs/ConstituicaoEstadual.pdf

Garnica, A. V. M. (2007). História Oral em Educação Matemática: outros usos, outros abusos. In: E. R. Pacheco & W. R. Valente (Org.) Coleção história da Matemática para professores. Rio Claro: Sociedade Brasileira de História da Matemática.

Garnica, A. V. M. (org.) (2014). Cartografias contemporâneas: mapeando a formação de professores de Matemática no Brasil. Curitiba: Appris.

Garnica, A. V. M. & Baraldi, I. M. (orgs.) (2021). Cartografias contemporâneas: novos estudos (historiográficos) para um mapeamento da formação e atuação do professor que ensina/ensinava Matemática no Brasil. Curitiba: Appris.

Garnica, A. V. M. & Fernandes, D. N. & Silva, H. (2011). Entre a amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre Regimes de Historicidade e História Oral. Bolema, 25 (41), 213-250.

Halbwachs, M. (2006). A memória coletiva. São Paulo: Centauro.

Melillo, K. M. F. A. de L. (2018). História de práticas de ensinar-aprender Matemática no Colégio Técnico da UFMG-Coltec (1969-1997). 2018. 706f. (Tese em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. Minas Gerais. Recuperado de http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B23PJ3.

Moreira, P. C. & Ferreira, A. C. (2013). O lugar da Matemática na Licenciatura em Matemática. Bolema, 27 (47), 981-1005.

Parecer nº 292 de 14 de novembro de 1962. (1962). Fixa a carga horária das matérias de formação pedagógica. Brasília, DF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf.

Parecer nº 295 de 14 de novembro de 1962. (1962a). Fixa o currículo mínimo para a licenciatura em Matemática. Brasília, DF. Recuperado de http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf.

Pinto, T. P. (2021). A expansão de cursos regulares de Matemática/Ciências no Mato Grosso do Sul. In: Garnica, A. V. M. & Baraldi, I. M. (orgs.) (2021). Cartografias contemporâneas: novos estudos (historiográficos) para um mapeamento da formação e atuação do professor que ensina/ensinava Matemática no Brasil (pp. 181-201). Curitiba: Appris.

Roque, A. C. C. (2019). A formação de professores de Matemática no curso do MIT/UNIVALE: marginalidade, protagonismo e extinção (Minas Gerais, 1968-2012). (Tese em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte. Minas Gerais. Recuperado de https://hdl.handle.net/1843/32123

Rota Júnior & Ide, M. H. de S. (2016). Ensino superior e desenvolvimento regional: o Norte de Minas Gerais na década de 1960. Revista Brasileira de Educação, 21 (64), 143-164. Disponível em https://www.scielo.br/j/rbedu/a/TdKmLMNrYbqv5zRXzBpgDVb/abstract/?format=html&lang=pt. Acesso em 3 set. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Métricas


Visualizações do artigo: 193     PDF downloads: 112

Como Citar

Almeida, S. P. N. de C., & Gomes, M. L. M. (2021). UM PROFESSOR E SEUS ALUNOS: memórias de aulas de Matemática na formação de professores em Montes Claros (MG) – 1960/1990. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–21. Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/432

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.