O MANUAL PEDAGÓGICO “VER, SENTIR, DESCOBRIR A ARITMÉTICA”: o ensino de frações através das partes fracionárias

Autores

Palavras-chave:

Hist´ória da educação matemática, PABAEE, Partes fracionárias, Material didático

Resumo

As contribuições de Rizza Porto para o ensino de Matemática e à formação de professores, no Brasil, já são há muito reconhecidas. A autora atuou para a disseminação do Movimento da Matemática Moderna no âmbito brasileiro e também participou de programa de parceria com os Estados Unidos, visando à melhoria da educação. Dentre suas produções, o manual pedagógico “Ver, Sentir, Descobrir a aritmética” ganha relevância por estar relacionado ao programa Brasil-Estados Unidos, buscar a formação do professor e abordar o ensino de frações através da relação do registro visual com o numérico e do manuseio de objetos. Deste modo, neste artigo tem-se como objetivo analisar a proposta didática para o ensino de frações, a partir do material manipulável de partes fracionárias, no manual pedagógico “Ver, Sentir, Descobrir a aritmética”. Este trabalho fica então baseado em uma perspectiva sócio-histórica por meio da análise de manuais pedagógicos e sua relação com os saberes a e para ensinar. A análise destacou a presença de saberes objetivados na obra, colocando-os em circulação no âmbito brasileiro, de forma a reforçar o ensino de frações mediante o manuseio do material de partes fracionárias, bem como seu uso na compreensão das relações entre os registros visual e numérico no desenvolvimento de operações envolvendo frações. Deste modo, o material manipulável deixa de ser considerado apenas como recurso para o ensino e torna-se parte de uma metodologia de ensino.

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Biografia do Autor

Jeremias Stein Rodrigues, Instituto Federal de Santa Catarina

Professor de Matemática do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina / doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica

Professora do estado de Santa Catarina. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Caratina - UFSC

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina / Professor do Departamento de Metodologia do Ensino

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente no Centro de Ciências da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2021-07-27

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Como Citar

Rodrigues, J. S., Godoi, A. J. de ., & Costa, D. A. da. (2021). O MANUAL PEDAGÓGICO “VER, SENTIR, DESCOBRIR A ARITMÉTICA”: o ensino de frações através das partes fracionárias. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–25. Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/406

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais