HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa

Autores

  • Eliene Barbosa Lima elienebarbosalima@gmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

História Cultural, Fontes, História da Educação Matemática, Pesquisa de Pós-doutoramento

Resumo

Este texto tem como objetivos problematizar aspectos relativos às fontes para a escrita de uma história cultural da educação matemática, bem como apresentar documentos que foram localizados a partir da elaboração, desenvolvimento e finalização de um projeto de pós-doutoramento3. Para tanto, amparamo-nos nas transformações do papel das fontes a partir de uma história das mentalidades, as quais passaram a ser analisadas e não apenas descritas por meio da elaboração de questionamentos do historiador. Sob essa nova ordem, consideramos que foi instaurado um processo de democratização da acessibilidade das fontes localizadas por um determinado historiador que, em número cada vez maior, vem buscando mecanismos/espaços para disponibilizar o seu acesso e a sua disseminação a outros pesquisadores. Assim, foi comungando desse olhar, que construímos esse texto, isto é, com uma listagem de fontes que podem possibilitar o desenvolvimento de novas pesquisas a partir de novas interrogações e interpretações.

 

CULTURAL HISTORY, SOURCES AND HISTORY OF MATHEMATICAL EDUCATION: notes from a research experience

 

ABSTRACT

This text aims to discuss aspects related to the sources for the writing of a cultural history of mathematical education, as well as to present documents that were located from the elaboration, development and finalization of a postdoctoral project. To this end, we rely on the transformations of the role of sources from a history of mentalities, which began to be analyzed and not only described through the elaboration of questions of the historian. In this new order, we consider that a process of democratization of the accessibility of the sources located by a certain historian has been set up, which, in increasing numbers, has been searching for mechanisms / spaces to make their access and dissemination available to other researchers. Thus, it was by sharing this look that we constructed this text, that is, with a list of sources that can enable the development of new research based on new questions and interpretations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Métricas


Visualizações do artigo: 397     PDF downloads: 115

Como Citar

Lima, E. B. (2019). HISTÓRIA CULTURAL, FONTES E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: apontamentos de uma experiência de pesquisa. Revista De História Da Educação Matemática, 5(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/285

Edição

Seção

Artigos