As práticas pedagógicas empreendidas pelos professores no Ensino de Matemática em escolas multisseriadas do campo no município de Ji-Paraná (1977-2006)
DOI:
10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2025.11.708Palavras-chave:
Escolas Multisseriadas, Prática pedagógica, Ensino de Matemática, História da Educação Matemática, Ji-Paraná/RO.Resumo
Este estudo constroi uma História da Educação Matemática, com foco nas práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de matemática em escolas multisseriadas do campo de Ji-Paraná/RO, no período de 1977 a 2006. Esse intervalo temporal foi escolhido por abranger desde a criação do município até a promulgação do decreto nº 10.302/2006, que marcou o surgimento das Escolas Polos e o fechamento das escolas multisseriadas. A pesquisa foi conduzida com base nas concepções de Bloch (2001), Le Goff (1992), Chervel (1990) e Ginzburg (1989), combinando análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e alunos. Os resultados revelam um cenário desafiador, com recursos limitados, mas também evidenciam a criatividade e a dedicação dos professores, que desenvolvem estratégias colaborativas e inovadoras para tornar o ensino de matemática mais próximo da realidade dos estudantes do campo. Esses relatos mostram como as práticas pedagógicas transformaram adversidades em oportunidades para a aprendizagem.
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