As práticas pedagógicas empreendidas pelos professores no Ensino de Matemática em escolas multisseriadas do campo no município de Ji-Paraná (1977-2006)

Autores

DOI:

10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2025.11.708

Palavras-chave:

Escolas Multisseriadas, Prática pedagógica, Ensino de Matemática, História da Educação Matemática, Ji-Paraná/RO.

Resumo

Este estudo constroi uma História da Educação Matemática, com foco nas práticas pedagógicas desenvolvidas no ensino de matemática em escolas multisseriadas do campo de Ji-Paraná/RO, no período de 1977 a 2006. Esse intervalo temporal foi escolhido por abranger desde a criação do município até a promulgação do decreto nº 10.302/2006, que marcou o surgimento das Escolas Polos e o fechamento das escolas multisseriadas. A pesquisa foi conduzida com base nas concepções de Bloch (2001), Le Goff (1992), Chervel (1990) e Ginzburg (1989), combinando análise documental e entrevistas semiestruturadas realizadas com professores e alunos. Os resultados revelam um cenário desafiador, com recursos limitados, mas também evidenciam a criatividade e a dedicação dos professores, que desenvolvem estratégias colaborativas e inovadoras para tornar o ensino de matemática mais próximo da realidade dos estudantes do campo. Esses relatos mostram como as práticas pedagógicas transformaram adversidades em oportunidades para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Joziene Batista Alves Silva, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Mestre em Ensino de Ciência da Natureza pela Universidade Federal de Rondônia campus de Rolim de Moura (UNIR). Membra do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática na Amazônia (GEPHEMA) - Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal de Rondônia (2010) e graduação em Ciências Contábeis pela UNOPAR ( 2017). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Instituto Pedagógico Brasileiro (2021). Atualmente é Técnica Fiscal Estadual Agropecuária da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON). Trabalhou como Secretária Escolar e como Docente na SEMED de Ji-Paraná (2008-2011). No seu trabalho atual desenvolve o uso das tecnologia digitais como forma de realizar fiscalização e atendimento ao público e desenvolver projetos na área de educação sanitária junto as escolas rurais. Tem como temas de interesse de pesquisa: Formação de professores que ensinam Ciências da Natureza e Matemática, História da Educação Matemática.

Sérgio Candido de Gouveia Neto, Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Licenciado em Matemática - Universidade Federal de Rondônia (2002), Mestre em Ciências (Energia Nuclear na Agricultura) - Universidade de São Paulo (2006); Doutor em Educação Matemática - Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) (2015); Pós-doutorado em Educação Matemática. Professor Associado I na Fundação Universidade Federal de Rondônia - Campus de Vilhena. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação Matemática; História da Matemática; Formação docente, Culturas, Saberes, Práticas e Diversidade da Amazônia.

Cristiane Talita Gromann Gouveia, Universidade Federal de Rondônia

Professora Adjunta na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2019). Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2016). Possui Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdades Integradas de Ariquemes (2011), Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Faculdades Integradas de Ariquemes (2011) e Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (2020), atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, História da formação docente, Formação Docente, Professores Leigos, Métodos e Técnicas de Ensino, Ensino-Aprendizagem.

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Publicado

2025-04-30

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Como Citar

Silva, J. B. A., Gouveia Neto, S. C. de, & Gouveia, C. T. G. (2025). As práticas pedagógicas empreendidas pelos professores no Ensino de Matemática em escolas multisseriadas do campo no município de Ji-Paraná (1977-2006). Revista De História Da Educação Matemática, 11, 1–21. https://doi.org/10.62246/HISTEMAT.2447-6447.2025.11.708

Edição

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Artigos