DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes

Autores

Palavras-chave:

Subversões, Disciplina, Educação e política, Região de Barra do Garças, História Oral

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento, desenvolvida por meio da metodologia da História Oral, que trata da formação e atuação de professores (de Matemática) na região de Barra do Garças, um espaço sócio-político-geográfico estruturado a partir do garimpo de diamantes. A pesquisa teve como recorte temporal principal a segunda metade do século XX, mas em alguns momentos nos voltamos a períodos anteriores. Neste texto, especificamente, partimos de narrativas de ex-professores dessa região para discutir as práticas disciplinares por eles aplicadas em seu cotidiano como professores, associando essas práticas ao coronelismo político que caracteriza o local até os dias de hoje. A docilidade que os docentes exigem de seus alunos, e que serve de atestado de qualidade às suas práticas docentes, é a mesma que todo um sistema político vigente exige deles, o que os torna coniventes com as elites políticas e impermeáveis aos movimentos de classe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Grasiela Both, Instituto Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação Matemática (Unesp). Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (IFMT), Barra do Garças, Mato Grosso, Brasil.

Antonio Vicente Marafioti Garnica, Universidade Estadual Paulista - Unesp

Doutor em Educação Matemática (Unesp). Professor aposentado do Departamento de Matemática (Unesp), Bauru, São Paulo, Brasil, e professor do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática (Unesp), Rio Claro, São Paulo, Brasil.

Referências

Alencar, A. C. de (2020). Vozes do Cariri: monólogos e diálogos sobre a história da formação de professores de Matemática no interior do Ceará. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

Ávila, T. (2018). Quais municípios do Centro-Oeste estão na 2a fase da Lei 13460/2017?. Recuperado de http://governosabertos.com.br/sitev2/quais-municipios-do-centro-oeste-estao-na-2a-fase-da-lei-13460-2017/

Baraldi, I. M. (2003). Retraços da educação matemática na região de Bauru (SP): uma história em construção. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro.

Benjamin, W. (1994). O Narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. (pp. 197-221, 3 ed.) São Paulo: Brasiliense.

Bolívar, A. B. (2002) “¿De nobis ipsis silemus?”: Epistemología de la investigación biográfico-narrativa en educación. Revista Electrónica de Investigación Educativa, v. 4(1), 41-62.

Both, E. G. (2021). Outros Diamantes: histórias da formação de professores (de Matemática) em uma região de garimpo. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

Brígido, E. I. (2013). Michel Foucault: uma análise do poder. Revista Direito Econômico Socioambiental, v. 4 (1), 56-75.

Caron, M. M. F. (2010). À esquerda de Tordesilhas: uma experiência democrática popular de

educação no município de Barra do Garças – Mato Grosso. (Dissertação em Educação). Universidade de Brasília. Brasília.

Cury, F. G. (2011). Uma história da formação de professores de Matemática e das instituicões formadoras no Estado do Tocantins. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

Ferreira, G. T. S. (1997). O coronelismo no estado de Goiás (1889 – 1930): as construções do fenômeno pela história e pela literatura. (Dissertação em História). Universidade Federal de Goiás. Goiânia.

Foucault, M. (1979). Microfísica do poder. 2 ed. São Paulo: Graal.

Foucault, M. (2002). Vigiar e punir: História da violência nas prisões. São Paulo: Ática.

Garnica, A. V. M. (2014). Cartografias contemporâneas: mapear a formação de professores de matemática. In: Garnica, A. V. M. (Org.). Cartografias Contemporâneas: Mapeando a Formação de Professores de Matemática no Brasil. (pp. 39-66) Curitiba: Appris.

Garnica, A. V. M. (2015a). Ceci n´est pas um article: impressões fragmentadas sobre Arte e Educação Matemática. Zetetiké, v.23(43), 11-32.

Garnica, A. V. M., Fernandes, D. N. & Silva, H. (2011). Entre a Amnésia e a vontade de nada esquecer: notas sobre regimes de historicidade e História Oral. Bolema, v. 25(41), 213-250.

Garnica, A. V. M. (2015b). História oral em educação matemática: um panorama sobre pressupostos e exercícios de pesquisa. História Oral, v. 18(2), 35-53.

Garnica, A. V. M. (2010). Registrar oralidades, analisar narrativas: sobre pressupostos da História Oral em Educação Matemática. Ciências Humanas e Sociais em Revista, v. 32(2), 29-42.

Gomes, M. L. M. (2012). Escrita Autobiográfica e História da Educação Matemática. Bolema, v. 26(42A), 105-137.

Janotti, M. L. M. (1989). O coronelismo, uma política de compromissos. 7 ed. São Paulo: Brasiliense.

Leal, V. N. (2012). Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. 7 ed. São Paulo: Companhia das Letras.

Morais, M. B. (2017). Se um Viajante... Percursos e Histórias sobre a Formação de Professores de Matemática no Rio Grande do Norte. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

Neves, M. S. (1998). História e Memória: os jogos da memória. In Mattos, I. R. (Org.). Ler e escrever para contar: documentação, historiografia e formação do historiador. Rio de Janeiro: Access.

Oliveira, I. L. L. de. (2021). Vozes com rostos, reluzentes silhuetas: histórias de vida, formação e atuação docentes de mulheres educadoras da região de Ouro Preto – MG. (Tese em Educação Matemática). Universidade Estadual Paulista. Rio Claro.

Portelli, A. (2016) História Oral como arte da escuta. Tradução de R. Santhiago. São Paulo: Letra e Voz.

Ribeiro, M. M. (2004). Memória de Migrantes: onde viver o fazer faz o saber. (Dissertação em Educação). Universidade Católica de Goiás. Goiânia.

Silva, H. & Souza, L. A. (2007). A História Oral na Pesquisa em Educação Matemática. Bolema, v. 20(28), 139-162.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Métricas


Visualizações do artigo: 268     PDF downloads: 155

Como Citar

Both, E. G., & Garnica, A. V. M. (2021). DISCIPLINA, CONTROLE, PODERES: algumas notas sobre o exercício da docilidade nas práticas docentes. Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–21. Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/428

Edição

Seção

Dossiê - Memórias de aulas de matemática