UMA CARACTERIZAÇÃO DA FRAÇÃO COMO UM SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA A PARTIR DE FONTES SERGIPANAS

Autores

Palavras-chave:

Fração, Saber profissional, Sequencia, Graduação, A matemática do ensino de fração.

Resumo

Neste trabalho é apresentado o resultado de uma pesquisa que teve por objetivo caracterizar a da fração como um saber profissional do professor que ensina matemática a partir de fontes sergipanas: hoje e ontem. Para alcançar tal propósito foram examinados textos normativos como o currículo sergipano (2018) e programas de ensino de Sergipe da primeira metade do século XX. Foram utilizados entendimentos discutidos por Valente (2019), e Morais, Bertini e Valente (2021). A partir do exame das fontes sergipanas foi possível caracterizar fração como parte do saber profissional do professor que ensina matemática em dois momentos diferentes: a época da matemática nova do ensino de fração e da matemática da educação matemática do ensino de frações. Constatou-se a partir do exame do currículo sergipano (2018) princípios em relação a fração que exige o domínio de uma matemática a ensinar e de uma matemática para ensinar baseada em princípios da educação matemática no que diz respeito principalmente a resolução de problema e ao uso de materiais manipuláveis. Já nos programas de ensino de Sergipe publicados na primeira metade do século XX, período de divulgação e circulação de ideais do método intuitivo e da Escola nova, não foi possível a identificação de aspectos detalhados do saber para ensinar matemática.

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Biografia do Autor

Deoclecia de Andrade Trindade , Secretaria Estadual de Educação de Sergipe (SEED/SE)

Doutora em Ciência pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professora Substituta da Secretaria Estadual de Educação de Sergipe (SEED/SE), Aracaju-SE, Brasil.

Ivanete Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutora em Educação, História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora associada do Departamento de Matemática e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão-Sergipe, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-08-14

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Como Citar

Trindade , D. de A. ., & Santos, I. B. dos . (2021). UMA CARACTERIZAÇÃO DA FRAÇÃO COMO UM SABER PROFISSIONAL DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA A PARTIR DE FONTES SERGIPANAS . Revista De História Da Educação Matemática, 7, 1–17. Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/424

Edição

Seção

Dossiê - Ensino de frações: história e perspectivas atuais