“SÓ SE APRENDE A FAZER, FAZENDO”: um estudo histórico do Relatório de Estágio de Matemática de Celina Nunes (1975)

Autores

  • Joubert Lima Ferreira jouferr@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Oeste da Bahia

Palavras-chave:

Relatório de estágio, Matemática, Professor, Análise histórica

Resumo

Este artigo objetiva analisar historicamente, levando em considerações elementos da cultura escolar, um relatório de estágio supervisionado em matemática desenvolvido numa escola pública de ensino por uma ex-aluna do Curso de Licenciatura Curta em Ciências da Faculdade Estadual de Educação de Feira de Santana (FEEFS) em 1975. A FEEFS foi uma das primeiras ações de interiorização da educação superior baiana, enquanto iniciativa do governo do Estado, uma vez que a formação de professores ocorria apenas em Salvador, capital do Estado. Para a produção desse texto foram utilizados como fontes os seguintes materiais históricos: relatório de estágio e livro didático. No relatório de estágio – por meio dos planos de aula, das atividades desenvolvidas, das avaliações empregadas, das referências bibliográficas usadas, entre outros aspectos – ficaram evidenciadas as características de como deveria ser um professor de matemática e o papel daquele que ensina. Cabe ressaltar que as disciplinas Psicologia da Educação e Didática, como parte da formação pedagógica, exerceram fortes influências, durante anos de 1960 e 1970, sobre os papéis do professor e do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Portanto, o presente estudo contribui com a historiografia sobre a profissionalização de professores de matemática na segunda metade do século XX, especificamente na Bahia, num recorte que apresenta a história da profissionalização de professores de matemática em Feira de Santana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Professor na Área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias na UFOB.

Downloads

Publicado

2019-05-26

Métricas


Visualizações do artigo: 292     PDF downloads: 207

Como Citar

Ferreira, J. L. (2019). “SÓ SE APRENDE A FAZER, FAZENDO”: um estudo histórico do Relatório de Estágio de Matemática de Celina Nunes (1975). Revista De História Da Educação Matemática, 5(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/251

Edição

Seção

Artigos