TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural

Autores

  • Monica Menezes de Souza profmonicams@yahoo.com.br
    SEEDF
  • Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho rosaliapolicarpo@yahoo.com.br
    Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do COMPASSODF, doutoranda da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)
  • Carmyra Oliveira Batista carmyra.batista@gmail.com
    Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do COMPASSODF
  • Edilene Simões Costa dos Santos edilenesc@gmail.com
    Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e membro do COMPASSODF

Palavras-chave:

História Cultural, COMPASSODF, Educação Matemática

Resumo

Este artigo tem como objetivo dar a conhecer como a História Cultural (HC) figura nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelo grupo COMPASSODF. A pesquisa, produzida no campo da história da educação matemática, tem constituído um amplo espaço de reflexão acerca da presença/ausência de elementos produtores de sentidos das práticas de maneira geral. Filiar estudos e pesquisas desse campo a um âmbito teórico-metodológico específico implica escolher uma lente de interpretação. Nesse sentido, a escolha do grupo COMPASSODF, feita pela História Cultural, é apresentada em um breve inventário da produção do grupo. Concluiu-se que os autores base utilizados pelo grupo têm sido Chervel (1990), Le Goff (1990), Julia (2001), Choppin (2002, 2004) e Chartier (2002, 2009); o contínuo estudo do grupo sobre a HC tem qualificado cada vez mais os trabalhos desenvolvidos; é importante o entrelaçamanto da história da educação matemática do DF com as demais histórias narradas por pesquisadores de outras localidades para uma ampliação da visão de representações, apropriações e práticas relativas à história da educação matemática do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Menezes de Souza, SEEDF

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do COMPASSODF

Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho, Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do COMPASSODF, doutoranda da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do COMPASSODF, doutoranda da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN)

Carmyra Oliveira Batista, Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do COMPASSODF

Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e membro do COMPASSODF

Edilene Simões Costa dos Santos, Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e membro do COMPASSODF

Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e membro do COMPASSODF

Downloads

Publicado

2017-10-12

Métricas


Visualizações do artigo: 279     PDF downloads: 91

Como Citar

de Souza, M. M., Carvalho, R. P. F. de, Batista, C. O., & Santos, E. S. C. dos. (2017). TRAJETÓRIAS DE PESQUISA: o grupo COMPASSODF e a História Cultural. Revista De História Da Educação Matemática, 3(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/165