ENSINO DE MATEMÁTICA NO LICEU ALAGOANO: Sobrevoo na história da Instituição

Edlene Cavalcanti Santos, Juliana Bezerra, Mercedes Carvalho

Resumo


O presente artigo apresenta um recorte da história do Liceu Alagoano que foi uma importante instituição de ensino do Estado e que também abrigou o Ensino Normal. A história desta Instituição se confunde com a própria história do ensino secundário em Alagoas. Apresentamos as influências das reformas do Ensino Secundário e suas repercussões nos programas de Matemática na formação dos professores, além de focalizar a história do Liceu Alagoano que representou, por várias décadas, modelo de instrução no Estado. Organizamos o artigo em dois momentos: no primeiro apresentamos os aspectos históricos acerca da origem, da organização e do processo de estruturação do Liceu e do ensino de Matemática no curso Secundário em Alagoas, entre 1930 a 1970, refletindo sobre o currículo, a formação do professor e os métodos de ensino nesta Instituição e no segundo momento destacamos a evolução do Ensino Secundário, com ênfase no curso Normal. Para tanto, utilizamos fontes documentais a respeito do estabelecimento e da organização deste ensino, que nos permite  conhecer esta trajetória, a partir da leitura dos Regulamentos, Decretos, Leis, Programas de Ensino, e Manuais, tanto do Liceu quanto da Escola Normal disponíveis no Repositório Digital da Universidade Federal de Santa Catarina.

 


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