CADERNOS ESCOLARES: problemas aritméticos no ensino de matemática em um diário escolar dos anos 1950

Nícolas Giovani da Rosa, Mayara Becker Oliveira da Silva, Elisabete Zardo Búrigo

Resumo


Este artigo aborda problemas aritméticos encontrados em um caderno escolar do quarto ano do curso primário, dos anos de 1950. O caderno utilizado como fonte de pesquisa pertenceu a um estudante do Grupo Escolar Ramiz Galvão, localizado em Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Nessa época estava em vigor, no Estado, o Decreto nº 8.020, de 1939, que estabelecia os programas mínimos do curso primário, guiando os professores até o final dos anos 1950. O autor do caderno, Juvenal Rosa Nunes, concedeu uma entrevista que contribuiu para os resultados desta pesquisa. A partir de análise do caderno, da entrevista e do Decreto, o artigo conclui que os problemas eram uma das principais atividades das aulas de Matemática e que, por meio deles, a professora buscava retratar o cotidiano dos alunos e atingir os objetivos estabelecidos pelos programas. Também são identificadas semelhanças entre os temas e as redações dos enunciados dos problemas com enunciados encontrados em edição contemporânea do livro “Primeira Aritmética para meninos” de Souza Lobo.


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