MATEMÁTICAS ELEMENTARES NA ESCOLA NORMAL DE NATAL (1908-1970)

Márcia Maria Alves de Assis

Resumo


Este texto trata de um estudo que buscou compreender a estrutura curricular da matemática presente na Escola Normal de Natal, no que se refere à Aritmética, Álgebra, Geometria e Desenho no período de 1908 a 1970. Analisamos documentos como legislação, livros de atas, correspondências da Escola Normal e da Instrução Pública, Programas de Ensino do Curso Normal e do Curso Primário, Livros didáticos, Revistas Pedagógicas, registros de Prática de Ensino (estágio), caderno de aluna, na construção historiográfica desta versão da história do ensino de matemática no estado do RN. O estudo evidenciou que um dos primeiros livros textos de matemática, elaborado para a prática do ensino primário no estado do RN foi “Exercícios de Numeração”, pautado no método intuitivo, de autoria de Francisco Pinto de Abreu, professor e diretor da Escola Normal de Natal, no início do século XX. E que os programas de ensino e o material didático utilizado na Escola Normal de Natal tinham como parâmetro os de outros estados brasileiros, principalmente os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. E que as disciplinas, Aritmética, Desenho, Álgebra e Geometria fizeram parte do currículo da Escola Normal desde 1908. E na década de 1970 a disciplina Didática da Matemática foi inserida no Programa de Ensino do curso Normal e a partir daí aconteceu uma maior aproximação entre os conteúdos de matemática do Curso Normal e do Curso Primário no estado do Rio Grande do Norte.


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