A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO

Autores

  • Jorge Alexandre dos Santos Gaspar jorge-gaspar@oi.com.br
    Centro Universitário Celso Lisboa
  • Lucia Maria Aversa Villela luciavillela@globo.com
    Pesquisadora do GHEMAT

Palavras-chave:

Desenho, Livros didáticos, História da Educação Matemática

Resumo

Durante a primeira metade do século XX, o ensino de Desenho Escolar sempre fez parte dos programas do Ensino Primário do Rio de Janeiro, antigo Distrito Federal. Sendo influenciadas pela visão educacional de Rui Barbosa, as leis entre 1890 e 1925 indicavam a utilização do método intuitivo nas escolas. Em 1932, as propostas dos Pioneiros da Escola Nova levaram o ensino de Desenho Escolar a procurar um caminho que direcionasse os alunos a uma educação dinâmica. Assim apresentamos uma breve análise da obra “Perspectiva de Observação: para uso dos professores e alumnos das escolas primarias, secundarias, normais e profissionais”, de 1936, livro que compunha a coleção FTD, em que estas propostas estão presentes.

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Biografia do Autor

Jorge Alexandre dos Santos Gaspar, Centro Universitário Celso Lisboa

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - Ensino Fundamental

Engenharia Sanitária e Ambiental - Cálculo

Engenharia de Produção - Cálculo

Tecnólogo em Gestão - Estatística

Lucia Maria Aversa Villela, Pesquisadora do GHEMAT

Profa. Doutora em Educação Matemática, integrante do GHEMAT-RJ

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Publicado

2016-10-10

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Como Citar

Gaspar, J. A. dos S., & Villela, L. M. A. (2016). A PERSPECTIVA DE OBSERVAÇÃO NO PRIMÁRIO. Revista De História Da Educação Matemática, 2(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/95