O PRIMEIRO ANO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE ESCOLA ATIVA: um estudo dos saberes elementares geométricos nos programas de ensino da região sudeste do Brasil

Autores

  • Juliana Chiarini Balbino Fernandes juliana-chiarini@hotmail.com
    Docente da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - UNIFESP
  • Rosimeire Aparecida Soares Borges rasborges3@gmail.com
    Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS.

Palavras-chave:

Programas de Ensino, Ensino Primário, Saberes Elementares Geométricos, Movimento da Escola Nova

Resumo

Este estudo teve por objetivo compreender como se configuraram os programas do primeiro ano primário para o ensino dos saberes elementares geométricos na região sudeste do Brasil, e ainda, conhecer as apropriações que foram feitas das propostas desse movimento por esses programas. A delimitação temporal é as décadas de 1930, 1940 e 1950, período em que estava vigente o Movimento da Escola Nova, que objetivou a renovação educacional e defendeu um novo modelo de ensino, em que o aluno passava a ser o centro do processo educativo. O estudo fundamentou-se nas ideias de Chervel (1990), Chartier (1991), Nóvoa (1998), Valente (2015), dentre outros. As indicações dos programas estudados foram na direção de um ensino dos saberes geométricos baseado na ação do aluno e no seu interesse. A resolução de problemas e o desenvolvimento de projetos poderiam auxiliar a criança na compreensão dos conceitos estudados. No entanto o que há de comum em todos esses programas é que prescreveram um ensino dos saberes elementares geométricos pautado nas finalidades de objetivo decorrentes das propostas escolanovistas que se resumiram em uma finalidade essencial, a de preparar a criança para a vida depois de quatro anos de estudos na escola primária.

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Biografia do Autor

Juliana Chiarini Balbino Fernandes, Docente da Universidade do Vale do Sapucaí – UNIVÁS e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência - UNIFESP

Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Sapucaí (2015), Pós Graduada em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (2015), Pós Graduada em Planejamento, Implementação e Gestão de Ensino a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2012), Pós Graduada em Metodologia de Ensino de Física pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2011), Pós Graduada em Metodologia de Ensino de Matemática pela Universidade Gama Filho (2009), Licenciada em Física pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2010), Licenciada em Matemática pela Universidade do Vale do Sapucaí (2007) e Capacitação na Plataforma Moodle pela Universidade Federal de Ouro Preto (2010). Experiência na docência nos Ensinos Fundamental, Médio e Superior nas áreas de Matemática e Física, além de experiência na tutoria em Ensino a Distância. Atualmente professora da Universidade do Vale do Sapucaí.

Rosimeire Aparecida Soares Borges, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS.

Docente do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS.

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Publicado

2016-10-10

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Como Citar

Fernandes, J. C. B., & Borges, R. A. S. (2016). O PRIMEIRO ANO PRIMÁRIO EM TEMPOS DE ESCOLA ATIVA: um estudo dos saberes elementares geométricos nos programas de ensino da região sudeste do Brasil. Revista De História Da Educação Matemática, 2(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/93