HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: entre genealogias e coletivos de pensamento

Autores

  • Iran Abreu Mendes iamendes1@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Carlos Aldemir Farias carlosfarias1@gmail.com
    Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Pesquisa histórica, História da Educação Matemática, Genealogias, Coletivo de pensamento, História social da Educação Matemática

Resumo

A partir dos resultados de uma pesquisa anterior, focada na produção em História da Educação Matemática na pós-graduação stritu sensu do Brasil, entre 1990 e 2010, percebemos um crescimento das abordagens sobre vida e obra de matemáticos e professores de Matemática, história das instituições, história das disciplinas escolares, dentre outras atividades sociais e culturais. A diversidade de métodos de pesquisa historiográfica, advindas de áreas como a História, a Antropologia e a Sociologia, contribui para a construção de uma história social da Educação Matemática no contexto da sociedade e da cultura. Na continuação de nossa pesquisa buscamos apoio na epistemologia de Ludwik Fleck, associada aos estudos sobre genealogia para compreender a origem, a evolução e a disseminação das organizações sociais dos grupos de pesquisa em história da Educação Matemática. Assim, fizemos um levantamento dos grupos de pesquisas sobre história da Educação Matemática do Brasil para caracterizar suas dimensões, desmembramentos e ramificações, bem como as redes de conexões entre pesquisadores, estudantes de mestrados e doutorados, suas respectivas linhas de pesquisas e produções geradas durante a pós-graduação e após a sua inclusão no sistema de pesquisa em história da Educação Matemática no Brasil.

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Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - Natal - RN

Carlos Aldemir Farias, Universidade Federal do Pará

Professor do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

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Publicado

2015-11-02

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Como Citar

Mendes, I. A., & Farias, C. A. (2015). HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA BRASILEIRA: entre genealogias e coletivos de pensamento. Revista De História Da Educação Matemática, 1(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/9

Edição

Seção

Artigos