DA TRADUÇÃO COMO PROJETO: história, hermenêutica e ensino de Geometria

Antonio Vicente Marafioti Garnica

Resumo


O artigo apresenta um projeto de pesquisa que, inscrito no campo da História da Educação Matemática, tem como objeto central a tradução de livros antigos para o português. Particularmente dois textos – o Ensaios sobre o ensino em geral e o de Matemática em particular, de Lacroix, publicado em 1805; e o Euclides e seus rivais modernos, de Lewis Carroll, publicado em 1879 – são discutidos de modo a realçar aspectos relativos à História do ensino de Geometria.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista de História da Educação Matemática

Indexadores, Base de Dados e Repositórios:

HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, e-ISSN: 2447-6447
Sociedade Brasileira de História da Matemática

Licença Creative Commons
HISTEMAT esta licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.