ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?

Autores

  • Marcos Denilson Guimarães markito_mat@hotmail.com
    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP
  • Wagner Rodrigues Valente ghemat.contato@gmail.com
    Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Rui Barbosa, Parecer, Ensino do Desenho, Saberes, Revistas pedagógicas

Resumo

Neste artigo são apresentados discursos veiculados em revistas pedagógicas cariocas e paulistas, no período de 1891 a 1920 sobre o ensino do Desenho. A esse propósito, interessa-nos identificar possíveis indícios de permanências e rupturas entre essas discussões e o modelo pedagógico do Desenho proposto por Rui Barbosa em 1883. Em outras palavras, questiona-se: é possível que o modelo de Rui Barbosa tenha circulado e ganhado força nas propostas, em particular, dessas revistas? Há nesse conjunto de documentos indícios de um modelo comum de um saber para ensinar Desenho oriundos das indicações apresentadas no Parecer de Rui Barbosa? Como fundamentação teórica baseamo-nos nos conceitos de Chartier (1990) e nos estudos de historiadores da educação. Conclui-se que, e ao que tudo indica, o saber para ensinar Desenho caracterizado pela proposta de Rui Barbosa, em certa medida, é reapresentado nas propostas de ensino divulgadas pelas revistas. A sua defesa por um ensino do desenho de cópia, de invenção e de imitação aproxima-se da defesa do desenho ao natural dominante nas primeiras décadas do século XX. Outros elementos como a menção do ensino do Desenho ligado à formação de profissionais, ao treino do olho e da mão, isto é, à formação de sujeitos e de habilidades, são também fortes indícios de características herdeiras do padrão defendido por Rui Barbosa em seu famoso Parecer. Desse modo, tais resultados apontam para a existência de certo conhecimento das ideias propagadas por Rui Barbosa por parte dos redatores das revistas culminado na aparente existência de um modelo que “ganhou vida” em outros momentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-10-10

Métricas


Visualizações do artigo: 488     PDF downloads: 79

Como Citar

Guimarães, M. D., & Valente, W. R. (2016). ENTRE O PARECER DE RUI BARBOSA E AS REVISTAS PEDAGÓGICAS CARIOCAS E PAULISTAS (1891-1920): um modelo comum para o ensino do Desenho?. Revista De História Da Educação Matemática, 2(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/73

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>