OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes

Autores

  • Januária Araújo Bertani bertani.januaria@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Matemática Moderna, Formação docente

Resumo

O presente artigo objetiva analisar os relatórios de estágio e os textos proferidos em conferências pelos professores formadores, enfatizando o Movimento da Matemática Moderna em Portugal na década de 1960 e 1970. Compreendemos estas fontes como sendo a materialização de práticas, portanto, os registros sinalizam as ações docentes em prol a este Movimento. No decorrer das análises podemos sugerir que nos cursos destinados a formação docente ocorria a apropriação de conceitos referentes a Matemática Moderna.

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Biografia do Autor

Januária Araújo Bertani, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

 

Doutora pelo Programa de Pós Graduação Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA).

Professora do Curso de Licenciatura em Matemática - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Jequié.

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Publicado

2016-12-17

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Como Citar

Bertani, J. A. (2016). OS RELATÓRIOS DOS FUTUROS PROFESSORES, AS CONFERÊNCIAS DOS PROFESSORES FORMADORES E A MATEMÁTICA MODERNA EM PORTUGAL (1961 – 1968): registros compreendidos como a materialização de práticas docentes. Revista De História Da Educação Matemática, 2(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/70

Edição

Seção

Artigos