JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA

Autores

  • José Ivanildo Lima jivalima@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Roraima

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Desenho, Formação de professores

Resumo

O texto apresenta um estudo sobre o ensino de desenho em Roraima, tomando como fio condutor o livro denominado “Apontamentos de Educação Artística para o Curso Básico do 2.º Grau”. A pesquisa tem motivação no Projeto “A Constituição dos Saberes Elementares Matemáticos: a aritmética, a geometria e o desenho no curso primário em perspectiva histórico-comparativa, 1890-1970”, e busca responder a questão: Como se caracteriza o livro didático “Apontamentos de Educação Artística para o Curso Básico do 2.º Grau” em relação aos saberes do Desenho na formação do professor dos anos iniciais? O percurso teórico-metodológico se desenvolve seguindo a perspectiva da história cultural da educação matemática de Valente (2003) e algumas ferramentas conceituais de Chartier (1990). Os instrumentos dados à ler, são: o livro já citado acima, considerando sua estrutura, aspecto físico, público-alvo, prefácio, conteúdos e a bibliografia; a Proposta Curricular do 2.º Grau, de 1975, para analisar os programas; o manuscrito de Jaceguai Reis Cunha servindo de apoio as análises. O desenho na formação do professor comparece como elemento básico da Educação Geral, sendo que o livro preserva a perspectiva dos saberes do ensino de Desenho estarem mais voltados ao desenho geométrico, do que em outros conteúdos, configurando esses outros, como apêndice, ou mantendo a presença por conta da obrigação ao cumprimento de um programa oficial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Ivanildo Lima, Universidade Federal de Roraima

Professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Roraima. Atua na área de História da Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Métricas


Visualizações do artigo: 386     PDF downloads: 68

Como Citar

Lima, J. I. (2016). JACEGUAI REIS CUNHA E O ENSINO DE DESENHO EM RORAIMA. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/66

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.