A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970)

Autores

  • Mariliza Simonete Portela mariliza.portela@unespar.edu.br
    UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá
  • Barbara Winiarski Diesel Novaes barbaraw@utfpr.edu.br

Palavras-chave:

Matemática no ensino primário, Materiais pedagógicos, NEDEM

Resumo

Trata-se de um estudo histórico que tem por objetivo discutir o misto de conservação e inovação nas orientações de ensino, em programas oficiais, guias pedagógicos ou manuais de orientação didática e produção de materiais didáticos para o ensino de matemática na escola primária paranaense na década de 1960, período marcado pela consolidação da vaga pedagógica da escola nova, pela penetração do ideário do Movimento da Matemática Moderna, divulgação de teorias piagetianas e tecnicismo. O presente estudo mostrou que hibridismos que ocorreram nas propostas inovadoras do ensino de matemática no estado do Paraná podem ser interpretados como uma resposta às recomendações presentes nos documentos oficiais do ensino primário. Os professores primários que participaram do NEDEM possuíam filtros, eram experientes, críticos, atuavam como professores do ensino primário e formadores de normalistas. Alguns trabalhavam na secretaria de educação. Os protagonistas deram espaço para a entrada do novo, espaço que não é ocupado na sua totalidade. As práticas mesclam-se dando ao ensino outro teor. Não abandonariam por completo as práticas consolidadas vindas da escola nova, mas sim, incorporariam novos elementos dos movimentos de reforma que ocorriam na década de 1960.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariliza Simonete Portela, UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná Campus Paranaguá

Doutora e Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná na Linha de Pesquisa Historia e Politicas da Educação. Graduada em Matemática Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Tuiuti do Paraná (2002) e Especialista em Tecnologias Aplicadas a Educação (2003), Formação de Docentes e Orientadores Acadêmicos em EAD (2011). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil - GHEMAT, atualmente professora efetiva do Ensino Público Superior atuando com Metodologia do Ensino das Ciências e Matemática. Fundamentos da Matemática e Estatística Aplicada à Educação. História da Matemática. Experiência no Ensino a Distância Pós Graduação no Ensino de Matemática e Física, Matemática Aplicada e Orientação de TCCs no Ensino de Matemática e Fisica. Experiência na área de Matemática no Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante na Formação de Professores das séries iniciais. Trabalhos desenvolvidos com oficinas de Jogos Aplicados ao Ensino e Aprendizagem da Matemática e História da Disciplina Matemática.

Barbara Winiarski Diesel Novaes

Docente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo

Downloads

Publicado

2016-05-15

Métricas


Visualizações do artigo: 363     PDF downloads: 101

Como Citar

Portela, M. S., & Novaes, B. W. D. (2016). A INOVAÇÃO PERMEANDO PRÁTICAS CONSOLIDADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PRIMÁRIA PARANAENSE (1960-1970). Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/64

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)