UM OLHAR ATENTO AO MANUAL DIDÁTICO “VAMOS APRENDER MATEMÁTICA: guia do professor – preliminar”

Mônica Menezes de Souza, Carmyra Oliveira Batista, Edilene Simões Costa dos Santos, Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho

Resumo


O objetivo desse artigo foi analisar a organização e as orientações dos conteúdos e da metodologia do livro Vamos aprender Matemática: guia do professor – preliminar que se trata de um manual didático e, ao que tudo indica, foi produzido para cumprir a função de orientar o trabalho pedagógico do professor no âmbito metodológico. As autoras Rizza de Araújo Porto, Regina Almeida e Norma Cunha Osório eram docentes e participaram do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar – PABAEE cujos objetivos eram qualificar os professores das escolas normais e do ensino elementar, além de publicar e produzir livros e textos didáticos. O volume em estudo é uma adaptação do livro Seeing Through Arithmetic de Maurice L. Hartung, Henry Van Engen, E. Glenadine Gibb, James E. Stochl, Ray Walch e Lois Knowles e foi publicado pela Scott, Foresman and Company – EUA, nos anos 1950. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico, Choppin (2004), Valente (2008), Alves e Centeno (2009) e Genette (2009) entre outros. Concluiu-se que as autoras tiveram contato com discussões atualizadas sobre o ensino de Matemática da época, o ensino de número contido no livro apresenta ideias da Matemática Moderna – MM e a metodologia enfatisa o ensino ativo. 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Revista de História da Educação Matemática

Indexadores, Base de Dados e Repositórios:

HISTEMAT - Revista de História da Educação Matemática, e-ISSN: 2447-6447
Sociedade Brasileira de História da Matemática

Licença Creative Commons
HISTEMAT esta licenciada com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.