O DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO EM UM CASO DE APROXIMAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO TEÓRICA DO REAL

Autores

  • Diogo Franco Rios riosdf@hotmail.com
    Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Epistemologia, Pesquisa

Resumo

O texto aqui apresentado se constitui em um ensaio elaborado a partir de algumas reflexões que emergiram da leitura do artigo A Construção teórica do Real: uma questão para a produção do conhecimento em educação, de autoria de Siomara Borba e Vera Teresa Valdemarin, e que foram objeto de discussão durante uma atividade do XIV Seminário Temático – Saberes Elementares Matemáticos do Ensino Primário (1890-1970): Sobre o que tratam os Manuais Escolares?, ocorrido em 2016, na cidade de Natal-RN. Busquei apresentar algumas provocações entre as pontuações do campo da epistemologia presentes no referido artigo e a natureza do trabalho do historiador da educação matemática em suas atividades de pesquisa. Sem pretender esgotar o tema, busquei trazer para o debate algumas reflexões que estão associadas às certas perspectivas historiográficas, segundo as quais, o objeto teoricamente produzido pelo historiador (o conhecimento histórico) constitui-se distinto do objeto real ao qual sua produção está referenciada, o passado.

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Biografia do Autor

Diogo Franco Rios, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática, Instituto de Física e Matemática; Programas de Pós-Graduação em Educação Matemática e em Ensino de Ciências e Matemática.

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Publicado

2016-05-15

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Como Citar

Rios, D. F. (2016). O DIÁLOGO EPISTEMOLÓGICO EM UM CASO DE APROXIMAÇÃO ENTRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E A CONSTRUÇÃO TEÓRICA DO REAL. Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/42

Edição

Seção

Artigos