O ENSINO DE ARITMÉTICA NO PROGRAMA DO ENSINO PRIMÁRIO DO ESTADO DA GUANABARA (1961)

Autores

Palavras-chave:

Manuais pedagógicos, Aritmética, Curso primário

Resumo

RESUMO

Com a fundação de Brasília em 1960 e a transferência da capital federal para lá, gerou uma nova estrutura federativa: o estado da Guanabara, inaugurando um período de transformações na estrutura organizacional das escolas primárias do novo estado. Além das responsabilidades delegadas aos estados pela LDB 4.024/1961[i] de organizar seus sistemas de ensino, a Guanabara tinha que estruturar toda sua organização administrativa. Nesse cenário, procuramos buscar analisar o Manual didático que deu origem ao Programa do ensino primário do estado da Guanabara norteando a implementação do ensino primário no novo estado. Quais os saberes matemáticos elementares dessa escola na década de 1960? O que pode ser lidos sobre esses saberes elementares Aritméticos no programa oficial utilizado pelos professores primários? Fizemos uso da abordagem da História cultural e nos apoiamos nos conceitos de representação, apropriação e estratégias, postas por Chartier (1991) e Certeau (1982). Concluímos que o ensino da aritmética nas series iniciais, acompanhou às recomendações dos campos da Psicologia e da Didática. O artigo ainda procura ressaltar a apropriação das ideias escolanovistas, defendendo uma abordagem prática, utilitária, graduada e agradável para a Aritmética.

 

 

Palavras-chave: Manuais pedagógicos. Aritmética. Curso primário


[i] A Lei foi considerada um avanço em prol da descentralização da educação: manteve as estruturas tradicionais do ensino, em relação às anteriores de 1942-1946, exceto pela proposição de currículos flexíveis e de mecanismos democratizantes, do tipo aproveitamento de estudos entre o ensino técnico e o acadêmico. Pela primeira vez, uma legislação conseguia fixar diretrizes gerais para a Educação nacional, ao abordar todos os níveis e com validade para todo território nacional, dando passos importantes para a unificação dos sistemas de ensino na descentralização e flexibilização curriculares. Também inovou ao propor um planejamento educacional e a abertura de novas experiências, como a criação dos ginásios vocacionais e pluricurriculares. (FRANÇA, 2012) 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denise Medina França, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Licenciatura Plena Matematica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, e , atuando principalmente nos seguintes temas:História da Educação Matemática nas séries iniciais,Formação de professores,Educação Matemática, Constituição dos saberes elementares, Formação de professores das séries iniciais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Educação Matemática, Formação de Professores e educação à distância. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: história da educação, didática e metodologia, história da educação matemática, formação de professores e História da Matemática.Desenvolve pesquisas em História da Educação Matemática, atuando como pesquisadora junto ao Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT/ UNIFESP) e do Grupo LaPHEM (Laboratório de Pesquisa em História da Educação Matemática) da USS e no Grupo de Estudos sobre Discurso/Práticas Educacionais- USP. Fez parte do Programa de Mestrado Profissional em Educação Matemática da USS- Universidade Severino Sombra como professora adjunta I e atua como Formadora de matemática do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Métricas


Visualizações do artigo: 567     PDF downloads: 92 Sem título downloads: 0

Como Citar

França, D. M. (2016). O ENSINO DE ARITMÉTICA NO PROGRAMA DO ENSINO PRIMÁRIO DO ESTADO DA GUANABARA (1961). Revista De História Da Educação Matemática, 2(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/40

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)