O MANUAL DO ENSINO PRIMÁRIO, DE MIGUEL MILANO: que problemas?

Luciane de Fatima Bertini

Resumo


O presente estudo tem como objetivo compreender as propostas de problemas, para o ensino de aritmética no Manual do Ensino Primário de Miguel Milano, por meio da análise de um exemplar da 2ª edição deste manual para o 4º ano publicado em 1939. Foi possível considerar que os problemas aparecem, no manual, com o objetivo de contribuir para a compreensão dos conteúdos, e também utilizados como treino para garantir a aprendizagem. Além disso, observou-se que a presença dos problemas parece atender às orientações para o ensino, dadas pelo método intuitivo, o que pode ser observado, por exemplo, nas propostas de problemas relacionados ao cotidiano da vida adulta. No entanto, esta relação é estabelecida apenas para alguns dos conteúdos apresentados. Em outros a apresentação é realizada a partir de definições e descrições de procedimentos, seguidos de exemplos que envolvem apenas relações numéricas. Assim, parece haver neste manual, uma diferenciação na relação do método de ensino com os diferentes saberes escolares.


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