A REVISTA A ESCOLA PRIMÁRIA (1916-1938) E OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

Saberes profissionais, Revista Pedagógica, Educação Primária

Resumo

O objetivo deste trabalho foi inventariar os artigos relacionados à matemática da revista A Escola Primária com intuito de identificar se havia abordagem temática ligada a saberes profissionais dos professores que ensinam matemática. Utilizou-se como referencial Hofstetter e Schneuwly (2017), Borer (2017) e Valente (2017). A metodologia consistiu em identificar e analisar os artigos sobre temas da matemática. Dentre as conclusões, constatou-se que os artigos apresentavam aprofundamento de conteúdos, metodologias, estratégias e recursos para o ensino. Dessa forma, verificou-se a presença dos saberes a e para ensinar matemática. Observou-se, também, que a maior parte dos artigos era relacionada à Aritmética e que a estratégia mais utilizada para ensinar era a resolução de problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Castor Maciel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Departamento de Educação Matemática da FEBF /UERJ

Eric Souza Da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciando em Matemática da Faculdade De Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2020-12-21

Métricas


Visualizações do artigo: 261     PDF downloads: 132 HTML downloads: 0 ePUB downloads: 0 MÓVIL-A downloads: 0 VISOR downloads: 0

Como Citar

Maciel, P. R. C., & Da Silva, E. S. (2020). A REVISTA A ESCOLA PRIMÁRIA (1916-1938) E OS SABERES A E PARA ENSINAR MATEMÁTICA. Revista De História Da Educação Matemática, 6(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/350

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino