UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952)

Autores

  • Andreia Fernandes de Souza deianandes@hotmail.com
    UNIFESP

Palavras-chave:

Apropriação, Saberes Profissionais., Problemas aritméticos, Victor Mercante

Resumo

Aqui apresentamos como resultado parcial da pesquisa de doutorado em andamento as apropriações de alguns autores de artigos publicados em revistas pedagógicas paulistas sobre o livro Cultivo y desarrollo de la aptitud matemática del niño do pedagogo argentino Victor Mercante, publicado no início do século XX. O autor do livro apresentava observações a respeito do ensino de aritmética, análises de planos de aula do Ensino Normal e as diferenças entre exercícios e problemas. Objetivou-se analisar que apropriações os autores dos artigos publicados em revistas pedagógicas fizeram dessa obra argentina e que discursos disseminaram sobre saberes para ensinar problemas aritméticos. Observamos que os cinco passos para ensinar problemas sistematizados na obra de Victor Mercante foram utilizados como embasamento científico na construção e disseminação dos saberes profissionais para ensinar problemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Fernandes de Souza, UNIFESP

Mestre em Ciências pela UNIFESP. Doutoranda em Ciências pela UNIFESP, Guarulhos, SP, Brasil. Endereço para correspondência: Estr. do Caminho Velho, 333, Guarulhos, São Paulo, Brasil, CEP: 07252-312. E-mail: deianandes@hotmail.com.

Publicado

2020-12-21

Métricas


Visualizações do artigo: 285     PDF downloads: 110 HTML downloads: 0 ePUB downloads: 0 MÓVIL-A downloads: 0 VISOR downloads: 0

Como Citar

Souza, A. F. de. (2020). UM TANGO QUE VIROU SAMBA: Victor Mercante e as apropriações para ensinar problemas aritméticos (São Paulo, 1929 - 1952). Revista De História Da Educação Matemática, 6(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/348

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino