A MATEMÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Saberes profissionais, Formação de professores, Prática de Ensino, Aritmética.

Resumo

A criação do Instituto de Educação do Rio de Janeiro, na década de 1930, trouxe uma nova estruturação para a formação dos professores da escola primaria, deixando de ter como objetivo o domínio dos saberes emanados dos campos disciplinares, para melhor compreender os saberes que se constituíam como ferramentas do trabalho docente, os saberes com os quais ensinar. A nova estruturação fundamentava-se nos saberes advindos das ciências da educação, que envolviam ensinar em função do desenvolvimento infantil, a busca por estratégias que considerassem as experiências das crianças, as necessidades da vida e de questões emergentes sobre o ensinar e o aprender. Para compreender como se constituíram e foram sistematizados esses saberes profissionais, sobretudo os referentes ao ensino de matemática na escola primária, buscou-se subsídios nas categorias teóricas (saberes a ensinar e saberes para ensinar), elaboradas por Hofstetter et al (2017). A análise da documentação advinda do Instituto de Educação converge na afirmativa da existência histórica de uma matemática profissional, própria da formação docente e que envolveu sua sistematização pela expertise pedagógica, validada nas experiências vividas e elaboradas pelos professores formadores do próprio instituto.

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Biografia do Autor

Nara Vilma Lima Pinheiro, Universidade de São Paulo

Pós-doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP)

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Publicado

2020-09-01

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Como Citar

Pinheiro, N. V. L. (2020). A MATEMÁTICA PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista De História Da Educação Matemática, 6(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/347

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino