MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?

Autores

Palavras-chave:

Maria Montessori, Circulação, Formação de professores, Saber profissional, História da educação matemática

Resumo

Neste texto é apresentado um enredo acerca da circulação de Maria Montessori a partir fontes localizadas na Itália, fruto de um estágio sanduíche cujo um dos objetivos foi de estabelecer fios narrativos que pudessem contribuir para melhor entender aspectos que estão relacionados à circulação de Montessori e o seu contexto de produção de saberes para a formação e o ensino nas primeiras décadas do século XX. É possível dizer, pós análise, que a sistematização da proposta de Montessori na forma escrita contribuiu para a divulgação do seu método, haja vista o “boom” pós publicação da Pedagogia Científica e a publicações de artigos de revistas por ela organizadas. Vale dizer, também, que os cursos de formação de professores ganharam, também, papel importante para a circulação do seu método, haja vista as convocatórias a Montessori feitas por parte do Estado, que podem ser consideradas como reconhecimento de uma expertise para responder à uma demanda prática à época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Rezende

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Guarulhos, São Paulo, Brasil. Bolsista FAPESP (processo 2018/08760-8).

Alberto Barausse, Universitá degli Studi del Molise, Itália

Professor doutor em Educação, titular em História da Educação na Universitá degli Studi del Molise, Itália – Dipartamento di Scienze Umanistiche, Sociali e della Formazione.

Publicado

2020-12-21

Métricas


Visualizações do artigo: 432     PDF downloads: 216 HTML downloads: 0 ePUB downloads: 0 MÓVIL-A downloads: 0 VISOR downloads: 0

Como Citar

Rezende, A., & Barausse, A. (2020). MARIA MONTESSORI E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: o que dizem as fontes italianas?. Revista De História Da Educação Matemática, 6(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/339

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino