A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970

Autores

  • Ivanise Gomes Arcanjo Diniz ivanisegomesster1@gmail.com
    Secretaria de Educação do Estado da Bahia
  • Joubert Lima Ferreira jouferr@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Oeste da Bahia

Palavras-chave:

Matemática a ensinar, Matemática para ensinar, Diário de classe, Centro Integrado de Educação, Bahia

Resumo

Este texto busca caracterizar a matemática a ensinar e a matemática para ensinar através dos registros dos diários de classe dos professores de matemática em um curso secundário (hoje Ensino Médio) no período da década de 1970. A análise histórica sobre como ocorreu a constituição desses saberes presentes na matemática para ensinar dos professores do 1º ano do 2º grau de uma escola no interior baiano foi respaldada nos estudos sobre saberes a ensinar e para ensinar desenvolvidos por pesquisadores da Equipe de Pesquisa Suíço na História Social da Educação (ERHISE) da Universidade de Genebra, na Suíça, e em recentes estudos sobre a matemática a ensinar e matemática para ensinar do grupo de estudos no Brasil, Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT), coordenado pelo Professor Doutor Wagner Rodrigues Valente. Nos aspectos teóricos-metodológicos, pretendemos, através dos registros dos diários de classe, compreender os diferentes modos de tratar os saberes para ensinar matemática, tendo como respaldo os saberes objetivados na legislação vigente e nos livros didáticos. Do ponto de vista epistemológico, ao buscar caracterizar os saberes para ensinar, agrega-se a este entendimento reflexões e interrogações sobre as disciplinas escolares no que tange os conteúdos cognitivos e pedagógicos a serem ensinados, em particular os saberes da matemática a ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanise Gomes Arcanjo Diniz, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, Especialista em Educação Matemática pela Universidade do Estado da Bahia(2002), Especialista em Metodologia do Ensino de Matemática pela Faculdade de Ciências da Bahia (2009) e Licenciada em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia (2001).

Joubert Lima Ferreira, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Professor da área de Educação Matemática do Centro das Ciências Exatas e das Tecnologias na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Professor permanente no Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT), nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática. É líder do Laboratório de Inovação e Pesquisa em Educação Matemática (LIPEM), certificado pelo CNPq junto à UFOB.

Publicado

2020-12-21

Métricas


Visualizações do artigo: 229     PDF downloads: 112 HTML downloads: 0 ePUB downloads: 0 MÓVIL-A downloads: 0 VISOR downloads: 0

Como Citar

Diniz, I. G. A., & Ferreira, J. L. (2020). A CONSTITUIÇÃO DAS MATEMÁTICAS SOB O OLHAR DOS REGISTROS DE DIÁRIO DE CLASSE: década de 1970. Revista De História Da Educação Matemática, 6(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/334

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino