APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960

Autores

  • Nícolas Giovani da Rosa nicolasgiovani20@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Elisabete Zardo Búrigo elisabete.burigo@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Escola Confessional, História da Educação Matemática, História Oral, Ensino Primário

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre as aulas de matemática na Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960. Localizada no município de Sapiranga, Rio Grande do Sul, a escola tem sua origem como Associação Escolar de uma comunidade de imigrantes alemães, em meados do século XIX, e atualmente integra a Rede Sinodal de Educação. Foram realizadas entrevistas com quatro ex-alunas e uma professora da Escola Evangélica Duque de Caxias dos anos 1960 acerca de suas memórias da escola e das aulas de matemática. Para a busca de indícios sobre as práticas realizadas em sala de aula, também se recorreu ao Relatório de Estágio de 1967 de uma normalista. Na leitura dos depoimentos e do Relatório, foram consideradas as orientações para o ensino de matemática divulgadas pelos Boletins do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais do Rio Grande do Sul (CPOE/RS). A partir da análise das fontes podemos concluir que a memorização da tabuada era algo recorrente nas aulas de matemática. Porém, também havia a preocupação de que os alunos compreendessem os conteúdos, já que há registro de construção de materiais didáticos e adaptação das atividades. Contatamos que essas duas práticas estavam de acordo com as orientações do CPOE/RS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-09-01

Métricas


Visualizações do artigo: 423     PDF downloads: 94

Como Citar

Rosa, N. G. da, & Búrigo, E. Z. (2020). APRENDER E DECORAR: aulas de matemática da Escola Evangélica Duque de Caxias nos anos 1960. Revista De História Da Educação Matemática, 6(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/332

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)