DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA: EM BUSCA DOS SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE

Autores

  • Jonathan Machado Domingues jonathandomingues18@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Denise Medina de Almeida França denisemedinafranca@gmail.com
    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

História da educação matemática, Saberes Profissionais, Saber a ensinar, Saber para ensinar, Formação docente

Resumo

Neste artigo é apresentado o resultado de uma pesquisa de graduação que teve o objetivo investigar os saberes da profissão docente, a partir da obra “Didática Especial da Matemática”, publicada em 1958, com autoria de Manoel Jairo Bezerra. O questionamento que orientou este estudo foi: Que saberes profissionais encontram postos na obra “Didática Especial da Matemática” (1958)? O referencial teórico metodológico utiliza os conceitos de: saberes profissionais, saberes para ensinar e saberes a ensinar.  Para isso, foi utilizado o livro que encontra presente no Centro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Por meio desse livro, constatamos informações a respeito dos recursos que o professor Bezerra indica aos professores que ensinam matemática, no nível secundário. Em síntese, essa pesquisa identificou a partir da análise dessa obra, saberes para ensinar e a ensinar matemática, sobre orientações organizacionais e a utilização de materiais didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Machado Domingues, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática – Santa Catarina (GHEMAT-SC). Bolsista Capes Proex.

Denise Medina de Almeida França, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Atualmente é professora adjunta  do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino-DEAE, área educação matemática- UERJ-Maracanã e pesquisadora do GHEMAT- Grupo de Pesquisa  de História da Educação Matemática no Brasil..Possui graduação em Licenciatura Plena Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981), graduação em Pedagogia pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2002), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2012). Foi pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2008-2012),  atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação matemática nas séries iniciais,formação de professores,educação matemática, constituição dos saberes elementares, formação de professores das séries iniciais. Tem experiência na área de educação, com ênfase na educação matemática, formação de professores e educação à distância. Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: história da educação, didática e metodologia, história da educação matemática, formação de professores e história da matemática. Desenvolve pesquisas em história da educação matemática, como pesquisadora junto ao (GHEMAT/ UNIFESP) e no Grupo de Estudos sobre Discurso/Práticas Educacionais- USP. Fez parte do Programa de  Mestrado Profissional em Educação e do Grupo LaPHEM (Laboratório de Pesquisa em História da educação matemática)  da USS- Universidade Severino Sombra como professora adjunta I e atuou como Formadora de matemática do PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa(2014).

Downloads

Publicado

2020-09-01

Métricas


Visualizações do artigo: 1018     PDF downloads: 232

Como Citar

Domingues, J. M., & França, D. M. de A. (2020). DIDÁTICA ESPECIAL DA MATEMÁTICA: EM BUSCA DOS SABERES DA PROFISSÃO DOCENTE. Revista De História Da Educação Matemática, 6(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/321

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino