SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ

Autores

  • Marly Gonçalves da Silva mygsilva@gmail.com
    Secretaria de Educação do Estado da Bahia http://orcid.org/0000-0002-8896-2161
  • Janice Cassia Lando janicelando@gmail.com
    Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

História da Matemática Escolar, Formação de Professores Primários, Ensino de Matemática na Escola Normal, Escola Normal do Ginásio de Jequié-Ba

Resumo

Neste artigo tratamos de saberes relacionados ao ensino de Matemática no Curso Pedagógico do Ginásio de Jequié, e que foram apropriados na formação matemática das normalistas desse Ginásio no período de 1954 a 1966, em outras palavras, tratamos da matemática a ensinar e da matemática para ensinar para desvelar vestígios desses saberes que integraram as práticas pedagógicas dos professores formadores, em especial de Matemática e de disciplinas correlatas – Estatística e Desenho –, do Ensino Normal. Neste estudo mobilizamos os conceitos História Cultural e Apropriação tratados por Roger Chartier (1991; 2002); Cultura Escolar fundamentado em Dominique Julia (2001), e as categorias Saberes a Ensinar e Saberes para Ensinar delimitadas por Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly (2017) e Matemática a Ensinar e Matemática para Ensinar mediante apropriação de Valente (2017b). Concluímos que na fase inicial o curso possuía disciplinas de formação geral, especialmente na primeira série denominada Intermediária por essa característica disciplinar. Num segundo momento, de 1962 até 1966, houve uma reorganização curricular com uma significativa aproximação do curso da formação específica com a priorização de disciplinas pedagógicas. Dos conteúdos trabalhados notamos na disciplina de Matemática a abordagem da aritmética, álgebra e geometria, contemplando o ensino secundário no período de 1954 a 1961, e o primário de meados de 1961 a 1966.  Houve períodos em que o ensino de Matemática estava vinculado às aulas de Estatística na qual eram oportunizados saberes que instrumentalizariam as futuras professoras no que tange à realização de diagnósticos de seus alunos. Nestes parâmetros visualizamos que as disciplinas Matemática e Desenho abordavam os saberes disciplinares tratados no curso, ou seja, a matemática a ensinar, articulados com uma matemática para ensinar.

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Biografia do Autor

Marly Gonçalves da Silva, Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores. PPG-ECFP. UESB, Jequié, Ba.

Professora da Rede Estadual de Educação da Bahia e da Rede Municipal de Educação de Jaguaquara.

Integrante do NEPHEMAT -

Núcleo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Matemática - UESB, Jequié-Ba.

Janice Cassia Lando, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia.
Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

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Publicado

2020-09-01

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Como Citar

Gonçalves da Silva, M., & Lando, J. C. (2020). SABERES RELACIONADOS AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CURSO PEDAGÓGICO DO GINÁSIO DE JEQUIÉ. Revista De História Da Educação Matemática, 6(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/316

Edição

Seção

Dossiê - Histórias de uma constituição de saberes matemáticos no ensino