AS TEORIAS MODERNAS DA MATEMÁTICA: uma cartografia de livros didáticos presentes na Biblioteca Omar Catunda da Universidade Federal da Bahia (1960-1968): uma análise histórica preliminar

Autores

  • Thalia de Jesus da Silva thalia4997js@gmail.com
    Licenciada em Matemática da Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eliene Barbosa Lima elienebarbosalima@gmail.com
    Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Palavras-chave:

Livro didático., eorias modernas da matemática, Cartografia

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar, historicamente, as inserções das teorias modernas da matemática a partir de uma cartografia de livros didáticos presentes na Biblioteca Universitária de Ciências e Tecnologia Professor Omar Catunda da Universidade Federal da Bahia, no período de 1960 a 1968.  Escolhemos essa periodização, porque foram nesses anos, em que houve uma forte apropriação e publicação de livros didáticos com teorias modernas da matemática na Bahia sob o impacto do Instituto de Matemática e Física, criado em 1960, que exercia suas atividades acadêmicas atreladas a duas áreas de conhecimento, isto é, a matemática e a física. Com a reforma universitária, em 1968, o Instituto de Matemática e Física foi desmembrado nos atuais Instituto de Matemática e Instituto de Física. Nesse contexto, fizemos uso dos livros didáticos com teorias modernas da matemática, direcionados para os ensinos superior e secundário.   A partir de uma fundamentação teórico-metodológico de autores como Choppin (2004) – livros didáticos –, Garnica (2013); Duarte e Cestari (2017) – cartografia - e Guimarães (2009) – matemática moderna –, percebemos, em um primeiro momento, uma grande circulação de livros didáticos com teorias modernas da matemática internacionais e nacionais.  Sob essa ótica, consideramos que tais livros didáticos foram um importante instrumento para que professores e alunos fizessem uma apropriação de uma nova matemática nas instituições de nível superior e nas escolas. Além disso, pela cartografia construída, constatamos, ainda, que as publicações nacionais no âmbito superior tinham como principais autores, professores de matemática da Universidade de São Paulo. Já as obras do contexto internacional houve predominância de edições de membros do Grupo Bourbaki. No contexto escolar brasileiro, o predomínio foram as publicações vinculadas ao Grupo de Estudos do Ensino da Matemática de São Paulo e ao grupo da Bahia, liderado por Martha Dantas e Omar Catunda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliene Barbosa Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Feira de Santana

Downloads

Publicado

2020-05-19

Métricas


Visualizações do artigo: 226     PDF downloads: 180

Como Citar

Silva, T. de J. da, & Lima, E. B. (2020). AS TEORIAS MODERNAS DA MATEMÁTICA: uma cartografia de livros didáticos presentes na Biblioteca Omar Catunda da Universidade Federal da Bahia (1960-1968): uma análise histórica preliminar. Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/306

Edição

Seção

Artigos