SABERES EM TRANSFORMAÇÃO NA MATEMÁTICA MODERNA: os cadernos escolares de alunos do ensino primário (1960-1969)

Autores

Palavras-chave:

Números, Caderno escolares, Operações Aritméticas, Movimento da Matemática Moderna

Resumo

O Movimento da Matemática Moderna (MMM) chegou ao Brasil em meados de 1960, trazendo mudanças para o ensino de matemática. Com isso, este texto tem como objetivo identificar os vestígios da apropriação do MMM no ensino de Aritmética, especificamente do conceito de número e das operações aritméticas, vista em cadernos escolares de alunos do ensino primário brasileiro, no período que compreende os anos de 1960 a 1969. Foram utilizados como referencial teórico metodológico os trabalhos de Viñao (2008), Peres (2017), Gvirtz e Larrondo (2008); e Mignot (2008) acerca dos cadernos escolares de alunos como fonte de pesquisa. Tomaram-se como fontes privilegiadas 25 cadernos escolares de Aritmética de alunos do 1º ano do ensino primário brasileiro, analisados por Godoi (2020). Ao longo do período considerado, os documentos revelam indícios do ensino do conceito de número/operações, inicialmente baseado nos princípios da Escola Nova e do ensino intuitivo. Gradativamente foram apropriadas novas abordagens relacionadas ao MMM, isto é, o ensino destes conceitos apoiado e sustentado pelos conjuntos numéricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anieli Joana de Godoi, Universidade Federal de Santa Catarina Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Ensino Básico do Estado de Santa Catarina (SED/SC). 

David Antonio da Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campus Florianópolis.

Downloads

Publicado

2020-05-19

Métricas


Visualizações do artigo: 457     PDF downloads: 111

Como Citar

Godoi, A. J. de, & Costa, D. A. da. (2020). SABERES EM TRANSFORMAÇÃO NA MATEMÁTICA MODERNA: os cadernos escolares de alunos do ensino primário (1960-1969). Revista De História Da Educação Matemática, 6(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/301

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)