UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos

Autores

  • Diego de Matos Gondim diego.gondim@unesp.br
    UNESP - Rio Claro, SP
  • Roger Miarka roger.miarka@unesp.br
    UNESP - Rio Claro, SP

Palavras-chave:

Comunidade Quilombola, Mandira, Educação Matemática, Filosofia da Diferença, Fotografia

Resumo

Neste ensaio, apresenta-se uma experiência imagética realizada durante uma oficina com crianças de uma escola quilombola no interior do estado de São Paulo. Dessa experiência, o artigo se divide em duas partes. Na primeira, apresenta uma exposição de imagens não representativas. Na segunda, opera com as imagens para problematizar o aprender como produção que emerge do encontro com uma matéria do mundo. Nesse processo, opera-se com filosofias contemporâneas para propor uma educação (matemática) dos sentidos que se expressa na ocupação e fissura de territórios educacionais já constituídos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 286     PDF downloads: 112

Como Citar

Gondim, D. de M., & Miarka, R. (2019). UMA COMUNIDADE DOS CANTOS: notas de uma experiência em campo como expressão de uma educação (matemática) dos sentidos. Revista De História Da Educação Matemática, 5(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/273

Edição

Seção

Artigos