ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada

Autores

  • Alice Trisch König alice.konig@gmail.com
    UFRGS
  • Elisabete Zardo Búrigo elisabete.burigo@ufrgs.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Currículo, Cotidiano escolar, Educação Matemática, Educação do Campo, Sementes crioulas

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o estudo de divisores de um número natural articulado ao estudo do plantio de sementes de milho, momento inicial de uma prática curricular desenvolvida com uma turma de quinto e sexto anos do Ensino Fundamental, em uma escola do campo, no município de Itati, na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A pesquisa-ação visou investigar as possibilidades curriculares engendradas por uma prática curricular que buscou articular saberes matemáticos escolares e saberes locais. O registro do processo de pesquisa foi feito em caderno de campo, em gravações em áudio e em fotografias. O protagonismo das crianças na busca por conhecimento e informações possibilitaram caminhos na prática curricular que não haviam sido previstos inicialmente, como o estudo do Crivo de Eratóstenes. O conhecimento a respeito do milho crioulo, as discussões em sala de aula e com algumas famílias, produziram algumas ressonâncias na comunidade, como a opção pelo cultivo apenas dessas sementes por um dos agricultores ainda naquele ano. Os novos caminhos, a observação das ressonâncias, a sequência de atividades adotada durante a prática curricular foram possibilitados a partir da escuta e do olhar atento ao cotidiano daquela escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisabete Zardo Búrigo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2019-10-02

Métricas


Visualizações do artigo: 315     PDF downloads: 79

Como Citar

König, A. T., & Búrigo, E. Z. (2019). ARTICULAÇÃO DE SABERES: divisores de um número natural e preservação de sementes de milho crioulo em uma escola multisseriada. Revista De História Da Educação Matemática, 5(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/268

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)