UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DE UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS

Autores

  • Jéssica Ignácio de Souza jessica_isouza@hotmail.com
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores claudia.flores@ufsc.br
    Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Palavras-chave:

Educação Financeira, Matemática Financeira, História da Educação Matemática

Resumo

Com a disseminação de documentos oficiais enfatizando a importância da matemática financeira na educação escolar, considera-se emergente a problematização das relações existentes e possíveis no seu irrompimento, a fim de historicizar a constituição desse saber. Objetiva-se, em um projeto de tese em andamento, analisar um conjunto de práticas sócio-culturais que possibilitaram a emergência da educação financeira no currículo da matemática escolar. Entretanto, apresenta-se neste artigo, uma análise em livros didáticos a fim de evidenciar as positividades deste conteúdo em outros momentos da história. O modo como se alinha a elaboração desta história é com as ferramentas teórico-metodológicas segundo Michel Foucault. A análise dos livros didáticos mostra que estes são lugares de inscrição de um tipo de educação financeira, em meados da década de 50 e 60, com abordagens diferenciadas para os anos iniciais e a formação de professores. Feito isto, e tomando-se os livros didáticos como lugar de inscrição de discursos educacionais, percebe-se a permanência de um conteúdo que atualmente apresenta-se de outro modo, com ênfase no consumo consciente, no sentido de educar para as tomadas de decisões financeiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC). Pesquisador Produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

2018-12-25

Métricas


Visualizações do artigo: 539     PDF downloads: 207

Como Citar

Souza, J. I. de, & Flores, C. R. (2018). UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA POR MEIO DE UMA ANÁLISE EM LIVROS DIDÁTICOS. Revista De História Da Educação Matemática, 4(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/244

Edição

Seção

Artigos