HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO

Autores

  • Jardel da Silva Costa jardelscosta@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Márcia Maria Fusaro Pinto marciafusaro@gmail.com
    Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Palavras-chave:

História do Currículo, História Oral, Formaçãode Professores de Matemática

Resumo

Apresentamos neste texto reflexões que nos levaram a considerar a história oral como uma metodologia promissora para compreender a constituição do primeiro currículo de licenciatura em matemática a distância do Brasil. Tais reflexões são fundamentadas em aproximações possíveis entre as teorias de currículo e da história oral e fazem parte de uma pesquisa de doutorado em andamento que pretende situar o primeiro currículo de formação de professores de matemática a distância do Brasil em uma perspectiva historiográfica, compreendendo-o em sua singularidade. Para construir nossos argumentos apresentamos pressupostos das teorias de currículo contextualizados em particularidades da formação de professores de matemática e suas implicações nas possibilidades de investigação em Educação Matemática. Refletimos como as identidades do grupo de formadores de professores poderiam influenciar as próprias identidades daqueles que passam pelo curriculum do curso.

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Biografia do Autor

Márcia Maria Fusaro Pinto, Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

Docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.

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Publicado

2018-12-25

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Como Citar

da Silva Costa, J., & Pinto, M. M. F. (2018). HISTÓRIA ORAL, IDENTIDADE E A CONSTITUIÇÃO DE UM CURRÍCULO. Revista De História Da Educação Matemática, 4(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/240

Edição

Seção

Artigos