O DESENHO NA REFORMA JOÃO PINHEIRO DE 1906 EM MINAS GERAIS

Autores

  • Andreia Dias Magalhaes andreiamdalmeida@yahoo.com.br
    Universidade Federal de Juiz de fora MG

Palavras-chave:

História da educação matemática, Desenho, Legislação educacional, Reforma João Pinheiro

Resumo

O presente artigo relata a investigação histórica do Desenho enquanto disciplina na formação de professores primários e como matéria de ensino primário, a partir da Reforma João Pinheiro. A legislação educacional foi utilizada como fonte de pesquisa. O desenvolvimento da mesma se deu a partir da análise dos pares: elementos e rudimentos; formação geral e formação profissional. Em termos de conclusão, as normativas que caracterizam a Reforma João Pinheiro, nos dois níveis de formação –primário e normal – trazem ensinamentos prescritos para o ensino de Desenho que indicam um ensino prático-utilitário cuja finalidade era a formação profissional.

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Biografia do Autor

Andreia Dias Magalhaes, Universidade Federal de Juiz de fora MG

Mestre porofissional em educação matemática, história da educação matemática - UFJF

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Publicado

2018-12-25

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Como Citar

Magalhaes, A. D. (2018). O DESENHO NA REFORMA JOÃO PINHEIRO DE 1906 EM MINAS GERAIS. Revista De História Da Educação Matemática, 4(3). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/232

Edição

Seção

Artigos