HISTÓRIA DA DISCIPLINA ÁLGEBRA LINEAR: primeiras aproximações

Eduardo Gonçalves Santos

Resumo


Nesse artigo são dados os primeiros passos em direção à construção de uma trajetória histórica da disciplina de Álgebra Linear (AL) no Brasil. Iniciamos essa construção observando o plano internacional, buscando compreender, por um lado, alguns contextos que ajudaram a dar uma configuração aos atuais programas e ementas das disciplinas e, por outro, como se deu a incorporação dos temas da AL nos primeiros livros didáticos estrangeiros. Num primeiro momento, descrevemos as motivações da pesquisa, bem como do tipo de fonte histórica utilizada para desenvolvê-la. Num segundo momento, fizemos um apanhado dos primeiros indícios do seu surgimento e de alguns contextos que ajudaram a constituir a AL como disciplina em outros países para, em seguida, fazermos uma análise acerca de como seus conteúdos foram se incorporando aos primeiros livros didáticos. Concluímos que inicialmente a AL estava presente em livros didáticos de Álgebra Moderna (AM) e que, paulatinamente houve um movimento de descolamento, gerando textos de AL independentes, apesar de ainda hoje, em muitos textos, persistir esse padrão. Além disso, desde seu nascedouro, a AL sempre foi frequentada por diversos tipos de profissionais, gerando assim um direcionamento com vistas a aplicações, tanto nas pesquisas nessa área, como no seu ensino, descolando-se do caráter algébrico que se orienta numa tendência estruturalista.


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