A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930)

Autores

  • Francisca Janice dos Santos Fortaleza janice-fortaleza@hotmail.com
    Universidade Federal do Pará
  • Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha mlpcrocha@gmail.com
    IFPA

Palavras-chave:

Grupos Escolares, Programas de ensino, Saberes geométricos

Resumo

Desenvolvemos este trabalho orientadas pela questão de pesquisa que interroga: quais eram os saberes geométricos que integravam o ensino primário dos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930? Direcionamos tal questão para os programas de ensino primário publicados no estado do Pará em 1903, 1910 e 1929 com o objetivo de caracterizar a forma como se dispôs o processo e escolarização da Geometria nos Grupos Escolares paraenses entre 1899 e 1930. Para tanto, nos amparamos teórico-metodologicamente na concepção de Chervel (1990) sobre história das disciplinas escolares. Constatamos que os saberes geométricos dispostos em cada programa estudado eram muito semelhantes, bem como as orientações pedagógicas que os norteavam. Os saberes geométricos que integraram a escolarização da Geometria entre 1899 e 1930 contavam com o estudo de corpos redondos e poliédricos, figuras planas, envolvendo linhas e ângulos, evidenciando como proposta pedagógica adotada o método de ensino intuitivo, demonstrando estabilidade para a escolarização dos saberes geométricos durante o período indicado.

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Publicado

2018-10-20

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Como Citar

dos Santos Fortaleza, F. J., & Rocha, M. L. P. C. (2018). A ESCOLARIZAÇÃO DOS SABERES GEOMÉTRICOS NOS GRUPOS ESCOLARES PARAENSES (1899 – 1930). Revista De História Da Educação Matemática, 4(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/218

Edição

Seção

Artigos