SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo

Autores

  • Circe Mary Silva da Silva cmdynnikov@gmail.com
    Universidade de São Paulo / IME/ Mestrado Profissional em Ensino da Matemática

Palavras-chave:

Ensino Primário, Provas de Matemática, Educação Matemática no Espírito Santo (Brasil)

Resumo

Este artigo apoia-se nos referenciais da História Cultural e procura responder à seguinte pergunta investigativa: como se constituíam as práticas avaliativas de matemática numa escola singular do Espírito Santo no final, na década de 1950? Numa abordagem qualitativa que usou como principal metodologia a análise documental, o estudo de caso foi realizado mediante análise dos registros do aluno Átila José dos Santos2 e privilegiou, principalmente, as provas de matemática como fontes de pesquisa. A fim de identificar os saberes matemáticos presentes nessas avaliações, foram utilizadas categorias que emergiram após uma leitura prévia dos documentos: 1) numeração; 2) noções de geometria; 3) problemas aritméticos; 4) exercícios envolvendo as 4 operações. Constatou-se que as avaliações seguiam as orientações dos programas oficiais do Estado, incluindo atividades sobre praticamente todos os conteúdos prescritos para o ensino primário, e envolviam também problemas aritméticos e geométricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Circe Mary Silva da Silva, Universidade de São Paulo / IME/ Mestrado Profissional em Ensino da Matemática

Professora aposentada da UFES, colaboradora do Mestrado em Ensino da Matemática do IME/USP, pesquisa em História da Matemática no Brasil e História da Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2018-10-20

Métricas


Visualizações do artigo: 232     PDF downloads: 68

Como Citar

Silva, C. M. S. da. (2018). SOUVENIR DE INFÂNCIA: provas de matemática do ensino primário no Espírito Santo. Revista De História Da Educação Matemática, 4(2). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/213

Edição

Seção

Artigos