PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido

Autores

  • Waléria Soares walleria_soares@hotmail.com
    Professora integrante da equipe técnica de Supervisão de Avaliação da SEDUC-MA e do Núcleo de Currículo da SEMED-São Luís.

Palavras-chave:

História da educação, Matemática escolar., Pesquisa documental, Fontes primárias, Percursos metodológicos

Resumo

Este artigo apresenta o caminho percorrido durante uma pesquisa de doutorado que tratou de construir uma história sobre a matemática escolar na cidade de São Luís, durante o século XIX.  A pesquisa de doutorado caracterizada como documental tratou de investigar os primeiros livros de matemática publicados no Maranhão ou publicados por maranhenses no período mencionado, seus respectivos autores e as instituições em que esses autores trabalharam como professores, utilizando assim suas obras. Desta forma, ao tomar fontes primárias encontradas em arquivos dos Estados do Maranhão e Rio de Janeiro, além de arquivos de Portugal, a pesquisa viu na revisão de literatura e na análise documental, o caminho metodológico para análise do material e construção do texto final, considerando como aportes teóricos principais: Bloch, Certeau, Le Goff e D’Ambrósio. Durante a análise, o percurso foi trilhado segundo seis concepções que ajudaram na interpretação das informações documentais: não é justo olhar o passado com os olhos do presente; a escola é um lugar de produção de conhecimentos matemáticos; a matemática escolar se materializa também a partir do livro didático; por trás de todo livro didático existe uma voz que convém ser ouvida; o livro didático anseia por um espaço em uma instituição; e, ainda, quando uma pesquisa se ancora na Nova História Cultural. Conhecer o percurso metodológico utilizado nesta pesquisa contribui para o entendimento de como fontes históricas podem ser tratadas durante uma pesquisa documental, e assim, tornam-se favoráveis à construção da história da educação no Brasil, inclusive da científica, a partir das marcas que foram deixadas por uma determinada sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-05-01

Métricas


Visualizações do artigo: 592     PDF downloads: 237

Como Citar

Soares, W. (2018). PESQUISA DOCUMENTAL SOBRE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA ESCOLAR: um caminho a ser percorrido. Revista De História Da Educação Matemática, 4(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/205

Edição

Seção

Artigos