DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR: o território das artes como lugar de parada

Autores

  • Rosilene Beatriz Machado rosilene.machado@ufsc.br
    Docente do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É licenciada em Matemática, mestre e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC.
  • Cláudia Regina Flores claudia.flores@ufsc.br
    Docente do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da UFSC, professora credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (UFSC), e coordenadora do Grupo de Estudos Contemporâneos e Educação Matemática (GECEM), criado em 2009. Licenciada em Matemática, mestre e doutora em Educação, linha Ensino de Ciências e Matemática, pela UFSC

Palavras-chave:

Desenho, Artes, História, Disciplina

Resumo

Inserido na problemática de investigação sobre como práticas sociais de desenhar teriam adquirido o estatuto de conteúdo escolar, este artigo tem por objetivo adentrar no campo das artes, buscando analisar como práticas de desenhar daí provenientes foram, de fato, disciplinarizadas, compondo o rol de conteúdos da disciplina de desenho na escola básica. Para além de questões relacionadas à emergência dessa disciplina, apresentam-se, ainda, vestígios de sua imergência dos currículos escolares.

 

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Publicado

2018-05-01

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Como Citar

Machado, R. B., & Flores, C. R. (2018). DA EMERGÊNCIA DO DESENHO COMO DISCIPLINA ESCOLAR: o território das artes como lugar de parada. Revista De História Da Educação Matemática, 4(1). Recuperado de https://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/203

Edição

Seção

Artigos